4 ideias para decorar quarto de irmãos

| Deixe um comentário | 21 de outubro de 2017


 

Nem todo mundo tem espaço para ter um quarto para cada filho, certo? Na grande maioria das vezes, os irmãos precisam dividir o mesmo cômodo, tarefa que nem sempre é fácil: pode faltar espaço, sobrar bagunça e as crianças podem ter idades, sexos ou gostos diferentes.

Mas, calma. A missão pode parecer difícil, mas não é nada impossível organizar um espaço perfeito e com a identidade dos filhos. Veja quatro ideias para decorar e organizar quarto de irmãos.

 

Cores

 

 

Se as crianças têm idade e gostos diferentes, uma boa ideia é optar por uma base de cores neutras, com tons claros de branco, cinza, amarelo, e depois abusar das tonalidades mais fortes, de acordo com o gosto de cada um dos filhos, no mobiliário, colchas, almofadas, adesivos de parede, quadros…

Ou, que tal ousar ainda mais? Se sua filha gosta do rosa e o seu filho do azul, e é isso que ambos querem, porque não dar ainda mais alegria e personalidade ao ambiente utilizando as duas cores?

Pintando cada metade do quarto de uma cor diferente, você consegue inclusive criar uma divisão visual do espaço, como se o cômodo fosse realmente dividido. Depois, é só combinar os móveis e acessórios de acordo com cada lado.

 

Organização

 

Se seus filhos são pequenos, muito provavelmente o espaço também seja de brincadeiras. Estimule a organização em suas crianças, ensinando cada um a cuidar e guardar seus brinquedos, livros, objetos.

Para isso, é importante que cada filho tenha o próprio espaço para organizar seus pertences. Você pode usar baús, prateleiras, nichos ou armários e guarda-roupas – nesse caso, mesmo que o móvel seja de uso coletivo, é importante delimitar o espaço de cada filho.

Se seus filhos são maiores, podem não ter a necessidade de um canto para brincar, mas sim de um espaço para estudos. Nesse caso, mesmo que o tamanho do quarto não permita uma mesa pra cada um, você pode escolher uma bancada maior, que caiba duas cadeiras, ou até um modelo de mesa que permita o uso compartilhado, com cada cadeira de um lado.


Beliche e cama suspensa

 

O uso de beliches para otimizar o espaço de quartos com metragens menores não é nenhuma novidade. Funcionais, eles permitem um melhor aproveitamento do espaço, e a boa notícia é que hoje podem ser encontradas em modelos com designs incríveis.

Ou você pode ir além: que tal uma cama suspensa? Você pode utilizar duas camas suspensas – liberando o chão para brincadeiras, mais espaço ou demais móveis; ou uma cama suspensa e outra normal, deixando a decoração mais criativa. O resultado é supermoderno, além de lindo!

 

Privacidade

 

Alguns truques podem ajudar a dar ideia de separação física.

Que tal colocar um véu ou dossel sobre a cama, reproduzindo a velha ideia de cabaninha? As crianças adoram isso!

Outra alternativa é fazer uma divisória com biombo, cortina ou até uma estante ou escrivaninha que possa ser usada dos dois lados.  Essas medidas podem assegurar um pouco mais de individualidade, garantindo um cantinho particular para cada um.

 

E pra você, o que é importante no quarto dos seus filhos? Compartilhe com a gente!

Tag: , ,