5 dicas para montar um home office

, | Deixe um comentário | 12 de setembro de 2017


Há muito tempo trabalhar em casa deixou de ser tendência. Hoje, o home office é realidade para cada vez mais profissionais.

Mas apenas uma mesa, uma cadeira e um computador não são suficientes para reproduzir um ambiente ideal de trabalho. O home office precisa ser um ambiente inspirador e agradável, que dê prazer em estar.

E fazer um ambiente assim não precisa ser difícil. Veja algumas dicas para organizar o home office e deixar o seu local de trabalho muito mais bonito e prazeroso.

1 – Escolhendo o local

O primeiro passo é escolher o local mais adequado para o home office. Lembre-se que deve ser um espaço reservado, sem muito barulho ou movimento. O ideal é que o local seja bem iluminado e com espaço o suficiente para acomodar estante, prateleiras e demais ferramentas de trabalho.

Não tem um ambiente apenas para o home office? Escolha preferencialmente algum canto na sala ou no quarto. Essa configuração tem a vantagem de dar mais isolamento e privacidade, mesmo em um ambiente compartilhado.

Se o seu home office for muito pequeno, uma solução simples é instalar espelho em uma das paredes. Além de ampliar o espaço, uma parede espelhada pode ajudar na propagação da luz.

2 – Cores

O home office deve ser um local aconchegante, e que ajude na concentração por longos períodos. Além disso, é sabido que as cores podem ter impacto direto em aspectos como concentração e criatividade, por exemplo.

Se você prefere um ambiente mais clean e sério, aposte em cores neutras e deixe as cores mais fortes para os detalhes. O contraste branco e preto, por exemplo, é sempre um ótimo coringa.

Se prefere um home office com uma decoração mais ousada e criativa, uma parede colorida pode ser ideal. Porém, se os seus móveis já são bastante coloridos, cuidado para não pesar o ambiente. Uma ótima alternativa nesses casos é pintar as paredes de cinza, que combina muito bem com todas as cores e está em alta na decoração.

 

 

3 – Conforto

Não importa se você é um administrador de empresas, publicitário, designer, escritor, contador…você precisa de equipamentos ergonômicos e de qualidade, que o deixem mais confortável e, por consequência, mais focado e produtivo.

Primeiramente, a sua mesa ou escrivaninha deve ser funcional, bonita e prática. Ela precisa ter espaço para o seu computador, telefone, e outros itens que use com frequência.

Já tem uma e não gosta muito? Uma ótima opção é personalizar e reformar o móvel de acordo com as suas necessidades. Você pode pintá-lo de alguma outra cor, adesivá-lo e até mesmo aumentar ou diminuir o seu tamanho com o auxílio de um marceneiro.

E cuidado na hora de escolher a cadeira ou poltrona, ela vale ouro. Tenha uma cadeira com um bom encosto, braços, e que possa ser alinhada ao tamanho da mesa, para não prejudicar a sua coluna.

 

 

4 – Organização

É preciso se livrar de papéis desnecessários, ter em mãos o que realmente precisa e, principalmente, manter o hábito da organização. E itens não faltam para ajudar nessa missão.

Um armário multiuso pode ajudar muito na organização, assim como criados-mudos. Tem pouco espaço? Instale prateleiras flutuantes e nichos, e organize seus papéis utilizando pastas, divisórias de gavetas ou caixas organizadoras.

Muito cuidado também com cabos e fios. Um emaranho à vista ou sobre a mesa deixa o seu espaço feio e desorganizado.  Portanto, organize-os com canaletas ou abraçadeiras, ou dê preferência para equipamentos sem fio.

 

 

5 – Iluminação

Luz natural é sempre recomendada, mas se no seu espaço ela não é suficiente, preste atenção nos demais pontos de luz. Iluminação indireta é uma boa opção, já que a luz direta pode cansar quando utilizada por muito tempo. Opte então por luminárias pendentes sobre a mesa de trabalho ou por lâmpadas LED, que não geram calor.

Os pendentes, aliás, são peças muito utilizadas em home offices e projetos criativos, e é possível encontrá-los nas mais variadas cores, tamanhos e estilos.

Uma luminária de mesa direcionável pode também fazer toda a diferença, ajudando naquelas atividades que exigem mais concentração e sendo uma ótima peça de decoração. Mas cuidado: prefira as luzes amarelas, que são mais parecidas com a luz natural e não fadigam, e não coloque iluminação direta sobre a tela do computador, para não prejudicar sua visão.

E você, trabalha em casa? Gostou de nossas dicas? Conte pra gente.

Tag: , ,