5 formas de deixar a sua casa ser mais sustentável

, , | Deixe um comentário | 1 de junho de 2021


Adotar hábitos sustentáveis é uma preocupação que deve nos acompanhar todos os dias. Mas a Semana do Meio Ambiente é o momento de reforçarmos este compromisso com o futuro do nosso planeta.

Por isso, nós da Tendtudo gostaríamos de relembrar 5 medidas que podem deixar a sua casa sustentável. É provável que algumas delas (ou todas) já façam parte da sua rotina. Se não for o seu caso, este é o momento ideal para aderir a elas. Confira!

1. Reciclagem de lixo

A maioria das grandes cidades brasileiras já efetua a coleta seletiva de lixo. Mas para ter sucesso, esta ação depende do engajamento de todos. A separação do lixo residencial é essencial para a redução e controle dos dejetos dispensados na natureza.

Se você ainda não aderiu, é hora de começar. Basta separar os materiais recicláveis dos dejetos orgânicos e descartá-los no dia da coleta seletiva. Informe-se na prefeitura da sua cidade sobre os dias que é feito este recolhimento.

2. Economia de água

Economizá-la ajuda tanto ao planeta quanto ao seu bolso. E basta adotar algumas medidas simples para já fazer a diferença e deixar a sua casa sustentável.

Comece fechando a torneira enquanto escova os dentes. Você também pode desligar o chuveiro enquanto se ensaboa. Outra medida que pode ser eficaz é investigar possíveis fugas de água em casa. Muitas vezes elas aumentam o seu consumo de forma silenciosa.

3. Economia de energia

Não é só o meio ambiente que agradece quando você adota práticas de economia de energia em sua casa. Suas finanças também são beneficiadas com a redução da conta de luz. Ou seja, este é um hábito com um duplo benefício.

E para adotá-lo, bastam algumas medidas simples, como desligar a luz ao sair dos cômodos, evitar banhos demorados e aproveitar melhor a iluminação natural. São ações que podem ser adotadas por toda a sua família.

4. Compostagem

Até mesmo o seu lixo orgânico pode ser reaproveitado ao invés de ser descartado para um aterro sanitário. Por meio de uma composteira caseira, dejetos como cascas de frutas, restos de verduras e borra de café podem ser transformados em adubo.

A compostagem é um processo natural. Ao contrário do que muitos pensam, ela não produz mau cheiro, pois os dejetos não fermentam e não geram o gás metano. Também não atrai insetos como baratas e moscas, pois os dejetos ficam isolados no sistema.

5. Horta caseira

O adubo gerado em sua composteira pode ser utilizado em uma horta caseira. Já pensou ter no seu jardim verduras, hortaliças e temperos 100% orgânicos, sem nenhum tipo de produto químico? Pois isso pode ser bem mais simples do que você imagina.

Mesmo quem vive em apartamento pode cultivar uma horta. Basta um pequeno espaço com acesso à luz solar para iniciar a sua produção. E os potes de margarina e garrafas pet podem ser reaproveitados como vasos.

E então, quais destes hábitos já são praticados em seu lar? E quais outras medidas sua família adota para ter uma casa sustentável? Embora algumas destas ações exijam um pouco mais de dedicação, outas são extremamente simples, demandando apenas um pouco de força de vontade para se tornarem hábitos.

Aqui na Tendtudo estamos sempre abertos a qualquer iniciativa que ajude a proteger o nosso planeta. Você está convidado a se juntar a nós!

Tag: , ,