5 ideias para valorizar a fachada

| Deixe um comentário | 5 de janeiro de 2018


Com certeza você já ouviu a expressão “a primeira impressão é a que fica”. Pois a assertiva é corretíssima quando falamos de fachadas de casa. Cartão de visitas do imóvel, quem nunca passou por uma casa, independentemente do tamanho, e pensou: “que casa linda, imagina por dentro!”.

A fachada da casa é tão importante, aliás, que é considerada um dos principais itens de valorização de um imóvel. E não importa o estilo, o importante é que ela seja bonita, convidativa e bem planejada.

Quer que sua casa cause uma ótima primeira impressão? Veja cinco ideias para valorizar a fachada da casa.

Minimalismo

O estilo minimalista está com tudo no mundo da decoração, sobretudo para os apaixonados por decorações mais modernas. Se estiver construindo e quiser uma fachada contemporânea, aposte então em linhas retas e sem telhados aparentes.

Não é o seu caso, mas gosta do estilo? Sem problemas! O minimalismo se destaca pela sofisticação com o uso de acabamentos simples e neutros, como pintura branca com detalhes em vidro ou madeira, por exemplo. Aposte nesses itens!

Iluminação

A iluminação é item fundamental para valorizar qualquer fachada. Portanto, invista em arandelas, lâmpadas e refletores para deixar a área mais bonita.  Hoje em dia é possível encontrar inúmeras opções que vão de lâmpadas solares a alternativas de LED e dicroicas.

Se quiser uma pegada mais moderna, aposte sem medo na iluminação direcionada, tendência em projetos modernos. Para isso, você pode embutir spots que criem pontos de luz estratégicos, que destaquem algum elemento ou detalhe arquitetônico para valorizar o jardim ou até mesmo criar um caminho de entrada.

Paisagismo

O paisagismo é um verdadeiro – e certeiro – clássico da decoração de fachadas. Além de beleza, o verde da natureza dá muito mais vida ao imóvel.

Não tem espaço para fazer um belo jardim? Sem problema. Invista em detalhes paisagísticos como pequenos vasos de plantas ou flores, jardins verticais, grama na calçada ou até mesmo numa estradinha de pedras ou num deque na frente de casa.

Design, cores e texturas

Na hora de decorar a fachada, o ideal é que você siga um conceito – a fachada pode ser rústica, moderna, clássica, industrial e por aí vai! Mas, independentemente do estilo, ouse na composição.

Deixe de lado detalhes arquitetônicos considerados mais antiquados, como cobogós ou grandes pedras e inove nas cores, materiais e texturas. Pinte a fachada com dois tons de tinta, use concreto aparente. Se deseja um estilo mais industrial, misture vidro e madeira, porcelanato e tijolo de vidro, canjiquinha e madeira…. o que vale aqui é a criatividade, desde que a combinação seja harmoniosa, claro!

Se tiver a possibilidade, inove também no design: casas sem telhado, linhas retas, estrutura desnivelada, recortes e pilastras também deixam a sua fachada cheia de estilo!

Atente-se aos materiais

Por fim, na hora de escolher os materiais para decorar a fachada, não adianta se basear apenas na estética. Cada matéria prima possui características próprias, portanto é importante observar a durabilidade e resistência do material.

Afinal, lembre-se que a área externa está exposta ao vento, chuva, sol e poeira, intempéries que podem estragar materiais não apropriados.

E aí, que tal começar o ano renovando a fachada? Visite a TendTudo e conte com a ajuda de nossos especialistas para escolher os melhores materiais para a sua casa!