6 passos para renovar a pintura do seu apartamento

| Deixe um comentário | 9 de agosto de 2017


Quando o assunto é renovar um ambiente, a pintura é um dos primeiros itens que vem à mente. Afinal, nada como um toque de cor para conferir novidade e alegria ao lar! Mas o que parece tarefa fácil pode virar uma complicação se alguns cuidados não forem tomados, especialmente no caso de apartamentos, onde o fator espaço é determinante para o sucesso da empreitada.

E se você optar por trocar a pintura do seu apê por conta própria, sem a ajuda de um profissional, temos algumas sugestões para deixar o trabalho mais tranquilo e menos oneroso. Vem com a gente que as dicas são boas e práticas:

1- Defina os locais que receberão pintura nova
Esse é o primeiro passo e não é por acaso. A partir daí, será possível fazer um planejamento do tipo de tinta que cada ambiente vai receber (fosca, acetinada ou brilhante), a quantidade de latas necessárias e, consequentemente, se essa pequena reforma cabe no seu orçamento. Com as medidas em mãos, dá para prever o quanto você vai gastar de tinta usando a nossa calculadora. Clique aqui e confira!

2- Faça uma pesquisa de inspirações
Ainda bem que o que não falta na internet é inspiração para você transformar o seu cantinho por meio da pintura, com criatividade e sem pesar no bolso. Com os locais definidos, fica mais fácil pesquisar referências e encontrar as cores que mais combinam com o seu estilo. Detalhe importante: se a decoração vai permanecer a mesma, é importante alinhar os itens disponíveis com os tons escolhidos para renovar as paredes. Pense nisso também!

3- Verifique a estrutura das paredes
Nessa etapa, é importante constatar a existência de problemas estruturais no apartamento, como infiltrações e rachaduras. Os reparos devem ser feitos antes da aplicação de uma nova pintura. Se necessário, chame um profissional de confiança para fazer uma análise mais apurada, afinal, o gasto com a pintura nova pode ser perdido em dois tempos se tiver alguma falha na estrutura que não pode ser facilmente detectada, especialmente na parte hidráulica.

4- Escolhendo as tintas
O que não faltam são opções de tintas para renovar o seu apartamento e tudo vai depender do seu objetivo com esse trabalho. Por ter espaços menos ventilados que os de uma casa, o mais indicado é usar produtos à base de água, pois não deixam cheiro e são mais fácil de manusear. É importante também ficar de olho no lote da tinta escolhida, pois lotes diferentes podem ter diferenças de cor, mesmo que pequenas.

Veja mais: Como escolher tintas pra sua reforma?

5- Preparando o local
Reparos feitos, é hora de fazer alguns retoques finais para a parede receber as demãos de tinta. Nessa ordem: lixe os locais; faça aplicação de selador de forma igualitária, e finalize com a massa corrida. Essa sequência seguida à risca garante uniformidade para a pintura.

O orçamento dos materiais necessários deve incluir fita crepe, papel alumínio e papelão ondulado para proteger o chão, batentes de portas, maçanetas e rodapés. E não se esqueça de cobrir ou retirar móveis e acessórios da decoração!

6- Aplicando a tinta

A tinta deve ser diluída conforme as instruções do fabricante, que vêm descritas na lata. E sabe aquele macete de pedreiro, de desenhar um “M” ou “N” na parede? É muito válido na prática e ajuda a espalhar melhor a tinta na superfície de forma uniforme. Faça isso com um rolo e use um pincel para retocar os cantos.

Parede pintada, deixe a tinta secar por pelo menos 4 horas em dias quentes e por 8h ou mais em dias úmidos e chuvosos. Você vai perceber se é necessária mais uma demão de tinta para neutralizar diferenças de tom numa mesma parede. Use o seu crivo nesse caso!

Viu que não tem muito segredo para renovar a pintura do seu apartamento? Na TendTudo, você encontra tudo que precisa para isso, bem como a consultoria de nossos vendedores para fazer a melhor escolha.

Tag: , , , , , ,