7 dicas para economizar água na sua casa

, | | 23 de junho de 2017


 

 

Economizar água é uma urgência em todo o planeta. A cada ano que passa, reservatórios de água doce perdem volume e se torna mais necessário tomar medidas para prevenir esse cenário nada promissor.

Como grande parte desse desperdício acontece aí mesmo, dentro da sua casa, decidi criar uma lista de atitudes que você pode começar a tomar agora para contribuir com meio ambiente e garantir que as futuras gerações tenham acesso a água pura, como temos hoje.

Confira a lista abaixo:

1 – De olho nas torneiras

Torneira pingando é sinônimo de desperdício. Por isso, é essencial verificar sempre se elas foram bem fechadas. Essa pequena atitude, em um ano, pode significar a economia de mais de 10 mil litros de água tratada — e muitos reais a menos na sua conta.

economia-agua

Se sua torneira estiver com defeito, procure um novo modelo na TendTudo

2 – Feche a torneira enquanto escova os dentes

Essa é bem óbvia, mas você pode gastar até 12 litros de água se deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes. Imagina isso em um ano, escovando três vezes ao dia?

3 – Cuidado com os vazamentos

Um buraquinho de 2 milímetros em um cano já significa 96 mil litros de água desperdiçada em um mês! Impressionante, não? Para identificar esse desperdício, fique atento a qualquer vazamento e, principalmente, ao valor da sua conta — se o preço estiver muito alto, vale chamar um profissional para verificar se tem algo errado.

economia-agua-2

Dica: veja canos e acessórios em oferta na TendTudo

4 – Cuide da piscina

Se você tem uma piscina na sua casa, enquanto ela não estiver sendo usada, procure deixá-la coberta. Assim você evita que a água evapore.

5 – Reutilize

Sabe a água que sai da máquina de lavar roupa? Ela pode ser utilizada para lavar a casa.  A captação da água da chuva também é uma ótima opção para lavar a cozinha, o banheiro e molhar as plantas, por exemplo.

6 – Tire o excesso de sujeira da louça

Você economizará muito mais se, na hora de lavar a louça, já tiver retirado a sujeira. Outra dica importante para esse momento é ensaboar vários utensílios semelhantes de uma vez, para evitar que a torneira seja ligada e desligada muitas vezes.

7 – Lave tudo de uma vez

Lavar a roupa todos os dias é garantia de alto consumo. Acumule o máximo que puder para lavar tudo de uma vez só! Se tiver paciência — e tempo — para lavar as peças à mão, melhor ainda!

Não é nada difícil fazer a sua parte e economizar, mesmo que com pequenas atitudes como as que citei. Mantenha esses hábitos e você perceberá a diferença na sua conta de água!

Gostaria de acrescentar alguma dica? Quer compartilhar uma iniciativa para enriquecer o artigo? Sinta-se à vontade para comentar! E se tiver gostado do post, não deixe de compartilhá-lo nas mídias sociais!

Tag: , , , , , ,

Comentários estão fechados.