7 dicas para criar um espaço zen em casa

| Deixe um comentário | 24 de novembro de 2017


Correria, compromissos, trabalho, família, trânsito… tem dias que tudo o que precisamos é de um lugar tranquilo e silencioso para descansar o corpo e a mente.

Parece difícil? Pois a solução pode estar mais perto do que você imagina! Que tal aproveitar aquele cantinho mal utilizado da casa, seja na varanda, em um quarto ou mesmo no espaço debaixo da escada para criar um espaço zen?

Tendência na decoração. Neste cantinho especial, você poderá ler, praticar ioga, meditar, ou apenas tirar uma soneca gostosa, quem manda é você! Ficou interessado? Veja sete dicas para criar um espaço zen em sua casa.

 

Escolha o espaço

Lembre-se que um ambiente zen deve ser tranquilo, calmo e silencioso, ou seja, quanto mais reservado, melhor. Monte então o seu espaço em uma região mais isolada, seja em uma varanda fechada, em uma sala pouco frequentada, ou até mesmo em um cantinho do seu quarto.

 

Iluminação

O ideal é que o seu espaço zen esteja próximo a uma janela ou varanda, que permita a incidência de luz natural durante o dia.

Isso não é possível? Sem problemas! Adote luzes mais aconchegantes, como as de abajures, ou embutidas no gesso, ou ainda luminárias de chão – o importante é escolher uma luz que seja confortável. Instale também um dimmer, recurso que permite que a intensidade da luz seja controlada.

Velas aromáticas também são ótimas pedidas para um espaço zen!

 

Tons neutros

É mais que sabido que as cores têm papel fundamental no nosso estado de espírito. Aposte então em tons neutros, como os tons pastel, propícios ao relaxamento. Quer um pouco mais de cor? O verde traz sensação de equilíbrio, já o azul proporciona serenidade. Gosta de tons fortes? Deixe as cores mais vibrantes para os acessórios, como almofadas ou velas.

 

Elementos naturais

Elementos naturais são ótimos para reabastecer suas energias. Plantas, por exemplo, purificam o ar e dão vitalidade ao espaço. Invista também em peças de bambu, madeira, sisal e fibra natural. Se possível, tenha também uma pequena fonte – o som da água corrente ajuda no relaxamento da mente, além de dar ainda mais sensação de paz e serenidade.

 

Conforto é fundamental

Um espaço zen deve ser, antes de tudo, um ambiente aconchegante, favorável ao relaxamento. Portanto, nada de muitos móveis ou objetos. Invista em futons, pufes, ou em uma poltrona ou sofá confortáveis. O importante é que os assentos sejam macios e convidativos.

Os seus pés merecem o mesmo conforto – o ideal é que você possa andar descalço no espaço. Para isso, se não contar com piso quente, aposte em tapetes felpudos ou em esteiras.

 

Invista em uma rede

Quem não quer “uma rede preguiçosa pra deitar”? Elas são confortáveis e cumprem com louvor o papel de promover o relaxamento e o descanso, além de ficar um charme na decoração.

 

Aromas

Para que o seu espaço zen seja completo, invista na aromatização do ambiente. Isso pode ser feito com incensos, velas, ou aromatizadores com uma essência suave.

Gostou das dicas? Mãos à obra, e tenha um cantinho especial todo seu!

Tag: , ,