7 dicas para renovar a casa para o ano novo

| Deixe um comentário | 3 de janeiro de 2020


Já estamos em 2020. Virou o ano, virou a década. Você fez planos de mudanças para a vida pessoal e profissional? E para o seu lar? O ambiente onde vivemos é muito importante para que as energias fluam bem, por isso, pense em renovar a casa para esse ano novo!

Você não precisa gastar rios de dinheiro, não! Com um pouco de inspiração e criatividade, você pode ter ambientes novinhos, dentro das tendências de decoração do ano e totalmente de acordo com a sua personalidade. Confira nossas dicas, arregace as mangas e mãos à obra!

Espaço para o novo

O primeiro passo para renovar um ambiente é encontrar novos espaços e isso a gente só consegue a partir do momento em que abre mão do que não faz mais sentido. A primeira dica para renovar um ambiente é óbvia, mas não pode ser negligenciada: limpe-o! A limpeza não está restrita à faxina não, é mais profunda. Significa avaliar o que precisa de fato estar ali, o que é supérfluo e o que já foi útil, mas não tem sido mais. Pratique o desapego e desfaça-se das coisas das quais não precisa mais. Jogue fora se não puderem ser reaproveitadas e doe as que ainda podem ter serventia para outras pessoas, mas simplesmente abra espaço para o novo.

Trabalho manual

Essa dica é quase terapêutica: você já pensou em fazer com as próprias mãos novos objetos ou pequenas reformas na sua casa? Para muitas coisas você não precisa de um profissional ou especialista. Basta ter os materiais, seguir um passo a passo e usar a imaginação. Renda-se ao faça você mesmo, economize e tenha peças únicas nessa sua proposta de casa nova. Nos nossos perfis nas redes sociais, Facebook e Instagram, você encontrará uma infinidade de ideias.

Mergulho nas cores

O caminho mais comum para transformar um ambiente é também um dos mais eficientes: coloque cor. Vale recorrer às tintas para pintar paredes, escolher mobiliário e objetos coloridos ou também apostar na tendência dos pisos e revestimentos coloridos se você planeja fazer algo maior como uma reforma.

É interessante que você faça o exercício de observar cada parede da sua casa. Pense nelas como uma tela em branco esperando uma criação. Para você encontrar outras inspirações, vale a leitura do nosso post com dicas para reformar as paredes e transformar a casa.

O quarto cheio de escolhas clássicas e neutras ganhou um toque especial com a parede colorida. Tons azuis e verdes são a grande tendência em cor para 2020, mas você pode escolher a sua cor favorita e fazer suas apostas. Foto: Italian Bark.

 

Outra tendência forte para 2020 é de cozinhas monocromáticas. Note como esse verde escolhido é uma alternativa alegre aos tons neutros mais clássicos como branco, cinza e bege. FOTO: Planète Déco/ Katerina Dima.

 

Para os mais ousados, em vez de uma parede colorida, vale apostar em uma composição geométrica escolhendo cores de tons parecidos ou de uma mesma paleta. O efeito é interessante e está na moda. Foto: Jojo3 Design.

Revestimentos coloridos transformam qualquer ambiente. O box desse banheiro ficou muito mais interessante com eles, não é mesmo? Foto: Curated Interior.

Felicidade estampada

Estampas deixarão sua casa infinitamente mais alegre. Formas geométricas, xadrez, floral, nos quadros, estofados, almofadas, papeis de parede, roupas de cama, pisos ou azulejos. Faça uma composição harmônica e arranque elogios pelo bom gosto!

O piso estampado alegra a cozinha neutra. FOTO: Interior God.

Revestimento colorido + piso estampado. Esse banheiro é pura tendência e as escolhas são de muito bom gosto. FOTO: Curated Interior.

Pontos de luz

Outro jeito bacana de renovar a casa é fazer escolhas em relação à luz. Você pode brincar com a temperatura de cor e os tipos de luz, com lâmpadas que dão diferentes efeitos, ou caprichar na seleção de lustres, luminárias, pendentes e abajures.

Veja como esse lustre fez toda a diferença e conferiu charme extra a essa sala de jantar. FOTO: Living Room Cozy.

 

As lâmpadas na parede transformam completamente a proposta dessa cozinha. FOTO: Bloglovin’.

 Uma floresta para chamar de sua

Se você ama plantas, renda-se à tendência urban jungle e encha sua casa com elas. Vale na varanda, na lavanderia, no banheiro, em um cantinho especial…faça uma composição harmônica, cuide bem delas e tenha muita vida dentro de casa, literalmente.

Home office lotado de plantinha fica um charme, não? FOTO: Diycore.

Eis um corredor que ganhou vida com um monte de plantinha. FOTO: Apartment Therapy.

Cantinho favorito

É muito importante ter um espaço especial para recompormos a energia e é fundamental que ele reflita toda a nossa personalidade. Gosta de meditação? De livros? De fotos? Reserve um espaço para expor os seus talentos e desfrutar as coisas de que você mais gosta. Uma vantagem de investir na elaboração de um cantinho especial é que a autenticidade e espaços que refletem o estilo de vida dos donos da casa nunca saem de moda.

Coleciona discos? Que tal um cantinho para ouvir música e expor sua coleção? Invista em destacar na sua casa tudo aquilo que lhe faz feliz. FOTO: Juniper Oats.

Ama fotografar? Arrume um canto para expor sem medo e sem vergonha seus melhores cliques. FOTO: House on a Sugar Hill.

O que achou das nossas dicas para renovar a casa para o ano novo? Acha factível reproduzir algumas delas na sua casa? Se precisar de ajuda com ideias e materiais, visite uma de nossas lojas e fale com nossos especialistas. Quando o ambiente ficar pronto e você fotografar, marque-nos nas redes sociais. Vamos adorar ver o que você para dar ares novos ao seu lar!