7 misturas de produtos de limpeza que não devem ser feitas

| | 5 de março de 2015


??????????????????

Usar os produtos de limpeza certos na hora da faxina pode parecer fácil, mas, na verdade, não é. De forma equivocada, muitas vezes as donas de casa acreditam que quanto mais ativos usarem, mais limpa a residência vai ficar. Isso não é só um erro, como representa também um perigo, afinal, a mistura de ativos pode causar as mais diferentes reações, resultando em substâncias e gases tóxicos que colocam a saúde em risco.

Para evitar que isso aconteça com você, continue lendo o nosso artigo e descubra alguns produtos que nunca deveriam chegar perto um do outro! Ficou curioso? Então confira:

Cloro + amônia

Tome nota: jamais misture cloro com amônia na hora da limpeza, pois, juntos, esses produtos formam a cloramina, uma substância tóxica e difícil de ser removida. Vale ressaltar que boa parte dos detergentes, amaciantes, desinfetantes, ceras para polimentos e limpadores de janela possuem amônia em sua composição.

Água sanitária + água oxigenada

A mistura de água sanitária com água oxigenada também não é nada recomendável, especialmente porque essa combinação forma uma substância altamente reativa, que pode provocar intoxicação nas pessoas e nos pets que moram na casa.

Cleaning bottles

Detergente + nitrato de potássio

O nitrato de potássio, presente em produtos desentupidores de pia, quando entra em contato com detergentes, acaba reagindo e produzindo gases tóxicos capazes de provocar alterações no sistema respiratório, além de causar mal-estar, tontura e problemas cutâneos.

Ácido sulfúrico + acetato de sódio

Quando misturados, o acetato de sódio e o ácido sulfúrico geram gases tóxicos e um odor fortíssimo. O mesmo acontece ao se misturar cloro com ácido paracético. Fique atento aos rótulos e não misture produtos com essas substâncias em sua composição, ok?

Sabão em pó + água sanitária

Ao contrário do que muitos pensam, o sabão em pó não potencializa o efeito alvejante da água sanitária. Ao contrário, quando esses produtos são misturados, acabam se neutralizando. Nesse cenário, além de essa combinação super alcalina não dar conta de eliminar a sujeira, a mistura pode corroer as superfícies.

Água sanitária + amoníaco

Quando a água sanitária se junta a produtos com amônia, forma-se uma nova substância que é prejudicial à saúde, pois causa a liberação de gases tóxicos que, em ambientes fechados, vira uma fumaça asfixiante perigosíssima, podendo levar o indivíduo até à perda da visão e do olfato. Como se não bastasse, essa mistura pode causar explosões.

Soda cáustica + água

A soda cáustica é, por si só, um produto perigoso, porém, quando misturada com água, pode produzir vapores tóxicos e uma grande quantidade de calor. A mesma reação acontece ao se usar produtos muito alcalinos. Por isso, toda vez que for usar soda cáustica em desentupimentos, não se esqueça de usar máscara de proteção!

Além de conhecer as reações que ocorrem ao se misturar produtos de limpeza, é importante que você fique atento aos rótulos, afinal, eles trazem especificações acerca dos ingredientes e das formas seguras de uso. Outra dica importante é usar luvas ao manusear produtos químicos, bem como manter os frascos em ambientes arejados.

Agora comente aqui e nos conte se já conhecia alguma dessas combinações perigosas ou se tem alguma outra sugestão a dar! Compartilhe suas experiências e sugestões conosco e enriqueça nossa listinha!

Tag: , ,

Comentários estão fechados.