8 maneiras de usar revestimento como decoração

| Deixe um comentário | 13 de outubro de 2017


 

 

A decoração está, cada dia mais, subindo pelas paredes. Brincadeiras à parte, a verdade é que as paredes têm ganhado cada vez mais opções de revestimentos, se tornando grandes destaques nos ambientes.

E entre tantas possibilidades, quer descobrir qual mais combina com você? Veja oito maneiras de usar revestimento como decoração.

 

Revestimentos em 3D

 

Sim, não é apenas no cinema que o efeito tridimensional é a bola da vez! Eles são também tendência na decoração, por meio de relevos, texturas e volumes que criam a percepção 3D.

Versátil, uma das grandes vantagens da técnica 3D é que ela pode ser feita de vários materiais como gesso, cimento, azulejo, MDF e madeira, o que torna esse revestimento uma ótima opção para qualquer ambiente.

 

Madeira

 

 

Antes dominante nas áreas externas, a madeira entrou com tudo nas casas. Afinal, além da beleza estética, é um material que deixa o ambiente aconchegante, mais intimista.

E, se não quiser, você não precisa utilizar madeira de demolição ou natural: é possível encontrar muitos materiais que simulam a madeira, como porcelanato, laminado, mdf e painéis.

Dica: a tendência são veios instalados na vertical. Além disso, se o seu espaço for pequeno, prefira madeira em tons claros, evitando que o cômodo fique pesado e pareça menor.

 

Porcelanato

 

Sim, o bom e famoso porcelanato, além de muito funcional, pode ser uma ótima opção decorativa no revestimento.

Hoje, é possível encontrar o material nas mais diversas cores, estampas, imitando cimento queimado, azulejo português, ladrilho hidráulico, mármore, entre outras opções.

 

Tijolo

 

Gosta de um visual mais rústico, porém não menos aconchegante? O revestimento de tijolo pode ser uma ótima escolha. E, além do tijolo em si, existem muitos materiais que dão o efeito desse material, como ecobrick, laminado e até revestimento cimentício.

Outra opção que deixa o ambiente mais clean e moderno são os tijolos na tonalidade branca. É possível encontrá-lo em materiais como a canjiquinha, ecobrick, cerâmica, ou então fazê-lo artesanalmente, pintando lajotas ou tijolos normais.

 

Cerâmica

 

Disponível em diversos modelos, cores e acabamentos, o revestimento cerâmico pode dar sofisticação e personalidade aos ambientes.

Outra vantagem é que a cerâmica tem boa durabilidade, é resistente a fungos e fácil de limpar.

 

Pastilhas

 

Por ser um material mais frio, as pastilhas costumam ser utilizadas em áreas molhadas, como cozinhas e banheiros. Entretanto, é possível encontrar versões mais delicadas desse produto, o que a torna uma ótima possibilidade de revestimento para qualquer ambiente.

Você pode optar por pastilhas de cerâmica, vidro, inox, brilhantes, redondas, mescladas, e nas mais variadas cores.

 

Pedras naturais

 

O uso de pedras na decoração é milenar, e ainda hoje essas joias da natureza são encontradas em ambientes arrojados, dos mais variados estilos.

Em revestimento é possível usar mármore, pedra mineira, ardósia, seixos, pedra portuguesa, pedra São Tomé, entre muitas outras opções.

Mas atenção: algumas pedras são sensíveis a reações químicas e absorção de água. Conheça as propriedades da pedra que deseja previamente, e veja se é indicada para o ambiente em questão.

 

Tinta

 

As possibilidades de utilizar tinta como elemento decorativo são infinitas.

Que tal então sair da pintura tradicional?

Você pode apostar em uma parede com pintura geométrica, texturizada, craquelada, degrade, com efeito de palha, mármore, cimento, aço… a criatividade é o limite!

 

Já escolheu o seu revestimento? Tem alguma dúvida? Conte pra gente, vamos adorar ajudar você nessa missão!

Tag: ,