Acerte na argamassa e garanta a durabilidade dos seus pisos e revestimentos

| Deixe um comentário | 17 de outubro de 2019


Você escolheu com todo cuidado do mundo os pisos e revestimentos para construir ou reformar sua casa, mas, para que seus ambientes fiquem impecáveis, isso só não basta: é preciso prestar atenção à argamassa ou cimento cola.

Tem muitas opções disponíveis no mercado e, com a escolha certa, você garante a perfeita aplicação e durabilidade dos seus materiais. Nesse post, esclarecemos tudo o que você precisa saber sobre argamassas. Vamos lá?

O que você precisa saber antes de comprar argamassa?

Antes de comprar a argamassa, você precisa saber se vai construir ou assentar revestimento. Temos as argamassas estruturais, voltadas para alvenaria, impermeabilização e aplicação em paredes e tetos recém-construídos. Nessa categoria, temos as argamassas para assentamento, com a função de juntar blocos e tijolos em serviços de alvenaria; a argamassa de impermeabilização, que protege paredes e tetos, e a argamassa de revestimento, para ser aplicada sobre paredes e tetos recém-construídos.

Aí temos as argamassas para assentar cerâmicas, porcelanatos e granitos. Vamos falar mais especificamente sobre elas na sequência.

Outros pontos importantes antes de partir para a compra são a área exata em que a argamassa será aplicada (aí é preciso verificar na embalagem do produto a quantidade que a fabricante recomenda para cobrir a área desejada) e saber exatamente onde a aplicação se dará em área interna ou externa, se o local é seco ou úmido, se é para assentar piso ou revestimento e em que base (concreto, contrapiso e piso) será aplicada.

Mais um detalhe ao qual você deve prestar atenção: tem todos acessórios de que precisa para a aplicação da argamassa? Desempenedeira, masseira e colher ou pá são indispensáveis para executar um bom trabalho.

Os tipos de argamassa

Basicamente, a argamassa é uma mistura de cimento, cal, areia e água. Para atender a cada tipo de necessidade, as fabricantes colocam determinados aditivos que conferem características distintas a elas. Conheça os principais tipos de argamassa:

AC1

Indicada para assentamento de revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos. Podem ser usadas em áreas secas e molhadas como banheiros e cozinha. Não é a melhor opção para saunas, estufas e superfícies com acabamento diferenciado.

A argamassa AC1 é a indicada para revestimentos e pisos cerâmicos em ambientes internos, inclusive banheiros e cozinha. Foto: Omghomedecor.

AC2

Pode ser usada em ambientes externos, resistindo à chuva, vento e cargas. Ideal para fachadas, pisos em áreas externas, assentamento de piscinas de água fria e pisos cerâmicos industriais ou de área pública.

Para áreas externas, o ideal a argamassa ideal é a AC2. Foto: Cococozy.

AC3

É o tipo de argamassa mais resistente e pode ser aplicada em locais com grande movimento de pessoas, em fachadas, e também em ambientes com temperaturas elevadas. Pode ser usada em ambientes internos e externos. Perfeita para piscinas de água quente, saunas e placas grandes com medidas superiores a 60cm x 60 cm.

Há também algumas argamassas especiais, como as argamassas para assentar pastilhas, mármores e granitos e blocos de vidro.

Há no mercado algumas argamassas para peças especiais, como blocos de vidro. Foto: Ideen Dekoration.

Para que o acabamento do seus revestimentos fique impecável, muito cuidado também com as escolhas e aplicação do rejunte.

Quer saber mais sobre argamassa? Fale com os especialistas em uma das nossas lojas. Pegue todas as dicas e garanta o sucesso de sua obra!

00

Tag: