Aplicação de textura em paredes: saiba como fazer
Dicas de Pintura | | 3 de abril de 2014
Apostar em texturas nas paredes de um cômodo é uma forma de renovar o ambiente sem muito esforço. O recurso dá um toque de sofisticação instantâneo, principalmente quando combinado com tintas de cores fortes e marcantes. O melhor é que esta é uma tendência de decoração que não pesa muito no bolso: você mesmo pode fazer!
Confira as dicas que reunimos para aplicar textura em paredes e renovar a decoração da sua casa!
Material necessário
Para começar a aplicação de textura nas suas paredes, é importante providenciar todos os materiais e ferramentas que você vai precisar para a tarefa. Tome nota do nosso checklist:
-
Uma desempenadeira de metal lisa de 30 centímetros;
-
Uma desempenadeira de plástico lisa, também de 30 centímetros;
-
Duas espátulas, uma de 10 e outra de 15 centímetros;
-
Uma trincha média;
-
Fita crepe;
-
Balde;
-
Panos limpos.
Antes da aplicação: a preparação da parede
Antes de começar a aplicação da textura nos seus cômodos, é muito importante tomar alguns cuidados. Limpe cuidadosamente a parede escolhida – é preciso que, além de limpa, ela esteja livre de graxas, óleos e outras sujeiras. Depois da limpeza, lixe as imperfeições (como bolhas na pintura, partes que estejam soltas, etc). Após uniformizar a superfície, limpe toda a extensão com um pano. Forre também o piso do ambiente para protegê-lo de manchas e respingos de tinta durante a aplicação. É importante, ainda, proteger janelas, rodapés, portas e tomadas. Para isto, use fita crepe.
Cuidados com a segurança
Apesar de ser um trabalho relativamente simples de ser executado, é necessário tomar certos cuidados para aplicar texturas em suas paredes. Luvas são fundamentais para evitar que a tinta – mesmo que seja atóxica – entre em contato com suas mãos, prevenindo possíveis de alergias. Para proteger seus olhos, é importante usar óculos de segurança.
Certamente você também precisará de uma escada para pintar o alto da parede – neste caso, certifique-se que ela está montada da forma correta e tem resistência suficiente para aguentar o seu peso. Verifique, ainda, se a escada está bamba para não correr o risco de levar um tombo. Em hipótese alguma improvise uma escada com bancos, cadeiras, mesas e afins: estas peças não são próprias para esta finalidade, e você pode sofrer um sério acidente.
Como aplicar a textura nas paredes
1. Pegue a desempenadeira lisa de metal. Aplique, em seguida, a textura de cima para baixo e dos cantos para o centro da parede. O processo é o mesmo usado na aplicação de massa corrida;
2. Use faixas de 3 a 5 metros quadrados para conseguir fazer o efeito com a textura ainda fresquinha, logo após sua aplicação;
3. A partir deste momento, é hora de dar o seu toque pessoal: use desempenadeiras dentadas ou lisas, espátulas, trinchas, esponjas, dentre outros, para fazer o acabamento do jeitinho que você deseja;
4. Caso a textura seque antes que você termine o trabalho, borrife um pouco de água para finalizar o processo.
Para não errar na aplicação e evitar resultados indesejados, é importante pesquisar antes, em revistas e sites especializados, para definir exatamente o tipo que textura que você pretende alcançar. Na hora de tomar esta decisão, lembre-se de levar em consideração o tipo e o estilo do cômodo no qual você irá aplicar o efeito!
E aí, gostou das orientações? Conhece alguma outra dica valiosa para aplicar texturas que não foi abordada no nosso artigo? Compartilhe conosco!
Comentários estão fechados.