Aprenda a usar luminárias pendentes na decoração

, , , | Deixe um comentário | 19 de abril de 2021


A iluminação exerce um papel de destaque na decoração. Ela pode determinar a personalidade de um ambiente e dar um charme especial a um espaço específico da sua casa. E as luminárias pendentes são excelentes ferramentas para criar este efeito.

Por sua versatilidade e pela possibilidade de ser adaptado a quase qualquer cômodo, este acessório está em alta nos projetos de decoração. Confira neste post algumas dicas sobre como usar luminárias pendentes na sua casa.

Luminárias podem dar um charme a mais para qualquer ambiente. Foto katemangostar

Sala de jantar

Tradicionalmente, a área das refeições é onde as luminárias pendentes são mais utilizadas. Além da função de iluminar, esta é uma forma de dar maior destaque ao cômodo, especialmente se o espaço não for muito grande.

É recomendável que o pendente escolhido tenha harmonia com o restante do projeto de decoração do ambiente. Quanto à definição da altura, é preciso considerar que ele deve garantir iluminação para toda a área de alimentação.

Cozinha

As luminárias pendentes podem deixar a sua cozinha com um ar mais moderno. Se o cômodo é no estilo americano, posicioná-las sobre a bancada ou passa-prato é uma ótima alternativa. Já nas cozinhas tradicionais, os pendentes podem ser utilizados sobre a pia, com um efeito bastante positivo na decoração.

Nesta segunda opção, o cuidado deve ser redobrado com a altura em que a peça será instalada, para que a luminária não prejudique o trabalho. O ideal é projetar uma distância de, pelo menos, 50 centímetros da pia.

Quarto

No quarto, as luminárias pendentes podem ser utilizadas para reforçar o ambiente mais intimista, substituindo os modelos tradicionais de abajures, que ficam sobre os criados-mudos. Neles, você pode utilizar lâmpadas menos potentes, de forma a não comprometer seus momentos de relaxamento.

Quanto ao design, as luminárias pendentes do quarto permitem que você ouse, aplicando gostos mais pessoais. Afinal, este é o espaço mais íntimo da casa, onde você não precisa ter medo de imprimir sua personalidade à decoração.

Foto dit26978

Espaço de leitura ou estudo

As luminárias pendentes também são bastante úteis para iluminar o seu espaço de trabalho na casa, seja ele um home office, um canto de estudos ou mesmo um espaço de leitura. Nestes casos, é preciso considerar a função do ambiente, que precisa garantir a concentração e o foco.

A dica é, nestes espaços, não ousar tanto nos modelos. Escolha peças de cores mais sóbrias. Os modelos com cúpulas podem ajudar a focar a iluminação. Mas tenha atenção à distância. A luminária não deve ficar muito alta a ponto de não iluminar adequadamente o espaço de trabalho, nem tão perto, pois seu brilho pode ofuscar a tela do computador.

Você já conhecia a versatilidade das luminárias pendentes na decoração? Elas podem ser o elemento especial para dar um toque de charme em praticamente qualquer ambiente do seu lar.

E para encontrar os modelos mais adequados para a sua casa basta acessar o nosso site. Além de encontrar uma grande variedade de luminárias pendentes você pode fazer a compra sem sair de casa. Confira!

Tag: , ,