Aprenda a fazer pátina nas paredes

| 1 Comentário | 2 de fevereiro de 2018


Quer dar uma repaginada na decoração da sua casa, mas o orçamento está curto ou não quer encarar grandes obras? Sem problemas!  Pequenos detalhes – como uma nova pintura ou um novo revestimento – podem fazer muita diferença na decoração de qualquer ambiente.

E, entre as muitas maneiras de dar vida nova a um espaço, está uma técnica de pintura já bastante conhecida na restauração de móveis, mas que para muitos ainda é novidade quando o assunto é pintura de paredes: a pátina.

Charmosa e cheia de estilo, a técnica deixa a parede com uma textura parecida com a de um tecido envelhecido, com efeitos semelhantes a riscos e lascas, que deixam a superfície com aspecto mais rústico.

Quer saber mais sobre a técnica? Aprenda o passo a passo de como fazer uma parede de pátina.

Material

  1. Duas cores de tinta (uma para a base e outra para o acabamento)
  2. Pincel
  3. Rolo
  4. Pano
  5. Escova
  6. Vassoura

Passo a passo

  1. Escolha a parede que será decorada com a técnica. O ideal é que você faça na parede que mais se destaca em cada cômodo. Nos quartos, por exemplo, a pátina pode dar um efeito ótimo para a cabeceira da cama. Já na sala, a parede que recebe a TV costuma ser a de mais destaque.
  2. Afaste os móveis e forre o chão com jornal velho ou outro material de proteção.
  3. Lixe bem a parede para retirar as imperfeições, limpando depois a superfície com um pano úmido, para retirar o pó.
  4. Em seguida, aplique a tinta que vai ser a base da sua pátina. Pinte a parede de forma tradicional mesmo, com pincel e rolo. Deixe a parede secar completamente, seguindo as instruções do fabricante.
  5. Depois de totalmente seca, hora de pintar a parede com a segunda tinta. Faça a pintura de maneira tradicional, com rolo e pincel.
  6. Com a segunda tinta ainda úmida, pegue uma escova ou uma vassoura e faça movimentos verticais em toda a extensão da parede, de cima para baixo e de baixo para cima. Atenção: para que o efeito de riscado fique visível, pressione bem a escova ou a vassoura contra a superfície.
  7. Espere a secagem total da parede e voilà: é só curtir a sua nova decoração!

Quer conferir o passo a passo mais detalhado? Veja aqui o tutorial preparado pela Suvinil.

Gostou da técnica? Acompanhe nossos canais e confira as melhores dicas e sugestões para incrementar a decoração do seu lar! Passe também na TendTudo mais próxima e conte com a ajuda de nossos especialistas para comprar os melhores produtos para a pintura da sua casa!