Veja como resolver 4 problemas comuns na cozinha

, , , | Deixe um comentário | 8 de setembro de 2017


Há muito que a cozinha deixou de ser frequentada apenas pelas donas de casa. Hoje é um dos cômodos mais utilizados pelos moradores, sendo o lugar onde recebemos os amigos para uma reunião e boas risadas, prepara-se aquele jantar romântico, aprendemos as receitas e segredos de família.

Ótimo lugar, não? Pois é, nem sempre. Alguns problemas comuns nas cozinhas podem ser motivo de dor de cabeça e, acredite, muitos desses problemas são universais.

Mas calma, para tudo há solução.  Veja algumas ideias e saídas que podem transformar o seu cômodo.

 

 1 – Falta de espaço

Aquela cozinha grande, espaçosa, hoje não é realidade na maioria das construções. A metragem dos imóveis diminuiu, e este reflexo pode ser visto principalmente nas cozinhas, que em geral ficaram menores e estreitas.

Aproveitar bem os espaços, portanto, é fundamental.

Primeiramente, lembre-se que as cores interferem na percepção de espaço.  Se sua cozinha é pequena, o recomendável é optar por revestimentos e mobiliário em tons neutros, que dão amplitude ao cômodo.

Se o seu problema for a falta de armários, aposte em barras, prateleiras e ganchos que podem ser fixados nas paredes. Além de úteis, esses itens ajudam também na decoração. Nos ganchos, por exemplo, é possível pendurar utensílios como conchas, escumadeiras, panelas coloridas, entre outras coisas.

Ganhe mais espaço também com mesas ou bancos multifuncionais de tamanhos variados, que se encaixam entre si ou se escondem em outros móveis. Outra opção é adotar uma bancada retrátil, que pode ser aberta ou recolhida conforme a necessidade do momento.

 

2 – Redecorar

Enjoou da decoração de sua cozinha, mas não quer encarar uma reforma ou uma grande obra? Existem muitas maneiras de se conseguir um espaço novo de maneira simples e sem gastar muito.

Por exemplo, uma forma fácil de dar vida nova às paredes é pintar os azulejos com tinta epóxi. Pastilhas adesivas, adesivos ou papel de parede são também materiais de fácil aplicação.

Você pode também pintar ou adesivar os seus armários, dando uma cara nova ao mobiliário. De cores sólidas a estampados, o que não faltam são opções para os mais variados gostos.

Ou então, que tal ter uma parede de lousa? Recurso funcional, de custo acessível, bonito e em alta no mundo da decoração, a parede de lousa pode ser feita com papel contact fosco preto ou com tinta fosca.

Por fim, se você quer mais luz ou então uma iluminação diferente, mas sem gastar muito e sem precisar mexer na instalação elétrica, uma ideia criativa é investir em conduítes externos. Você pode com eles criar um varal com quantas lâmpadas quiser, e o resultado é moderno e cheio de estilo.

 

3 – Organização

Organize os itens por tipo e tamanho e, muito importante, deixe mais visível tudo aquilo que você utiliza diariamente. Faz arroz todos os dias? Deixe o alimento na frente do armário. Aquela panela grande só é utilizada em ocasiões especiais, quando recebe visitas? O lugar dela então é no fundo do armário, naquela prateleira mais alta ou entre as últimas gavetas.

Abuse também das ferragens de cozinha, com peças para armários que ajudam na organização interna, separadores de talheres para gavetas, entre outras opções.

Por fim, a frase pode ser clichê, mas quando falamos de organização não há verdade maior: pratique o desapego! Olhe seus armários, e veja aquilo que está guardado e nunca é utilizado. Doe o que for útil e jogue no lixo aquilo que não tem mis serventia. É sempre muito bom abrir espaço para o novo.

 

4 – Cozinha x Lavanderia

É muito comum, sobretudo nas construções mais recentes, a área de serviço ser junto à cozinha. Os dois ambientes podem sim ser integrados de maneira harmoniosa, porém, se a ideia é delimitar os espaços, alguns recursos ajudam nessa missão de modo funcional e com um ótimo visual decorativo.

Uma boa aposta é colocar um painel de vidro, que garante uma delimitação sutil e sem interferir na passagem de luz natural.  Nessa mesma proposta podem ser adotadas também portas de vidro de correr ou abrir.

Quer que a área de serviço fique mais escondida? Instale então uma cortina tipo romana na porta. Esse modelo pode ser enrolado por completo na parte superior, permitindo que os cômodos sejam separados ou integrados de acordo com a vontade ou necessidade do morador.

Elementos como tijolos vazados ou cabogó também servem para dividir os ambientes e ao mesmo tempo ser um ótimo artigo decorativo, oferecendo inclusive a opção de acrescentar cores ao ambiente.

E você, sofre com algum desses problemas? Tem alguma outra dica? Compartilhe conosco.

Tag: , ,