Aprenda a fazer uma linda cortina de miçangas e contas de vidro

| | 30 de junho de 2014


Detalhes artesanais na decoração estão mais em alta do que nunca. Apostar em artigos feitos com as próprias mãos é uma estratégia perfeita para quem deseja embelezar o ambiente com personalidade e originalidade. No estilo decorativo Boho, por exemplo, é imprescindível acrescentar elementos artesanais.

Pensando nisso, preparamos um passo a passo para te ajudar a montar uma incrível cortina de miçangas. O processo é bem simples, mas o impacto na decoração é enorme. Quer comprovar? Então continue lendo o nosso artigo!

Separe os materiais

Para organizar e facilitar o trabalho, o ideal é separar todos os materiais necessários para confeccionar a cortina. Vale acrescentar que os materiais são bem baratos e fáceis de encontrar. Confira a lista:

  • Miçangas de tamanhos e cores da sua preferência*;

  • Berbequim;

  • Ripa de madeira (2,5 cm de espessura);

  • Chave de  parafusos;

  • Fio de Nylon (forte, tipo fio de pesca);

  • Pistola de agrafos;

  • Agulha;

  • Agrafo.

* Caso você prefira, é possível substituir as miçangas por pérolas.

2479317168_785bbd9e68_z-640x460

Meça o local onde a cortina será colocada

Para definir o tamanho da cortina e o comprimento da ripa, meça o local onde ela será exposta. Decida, por exemplo, se a cortina será colocada na janela ou na porta. Em posse das medidas, calcule quantos metros de fio e a quantidade de contas que serão necessários.

Hora da montagem

1. Corte a ripa seguindo as medidas do lugar onde a cortina será colocada;

2. Fixe pontos para os cordões de miçangas. Basta abrir furos ao longo de toda a ripa de madeira, deixando espaços regulares. Os furos devem ser feitos na parte da frente, e a distância entre eles dependerá diretamente da densidade da cortina e do tamanho das contas;

3. Firme um agrafo em cada um dos orifícios;

4. Corte o fio no tamanho desejado. O mais indicado é cortar o dobro do tamanho da ripa;

5. Enfie a primeira miçanga até o meio do fio. Passe um dos lados do fio em volta da miçanga, levando-o ao encontro do outro lado;

6.  Prenda os dois lados do fio com um nó perto do orifício da miçanga.

7. Será formado um fio duplo. Enfie esse fio na agulha e comece a passá-lo pelas contas conforme o desenho/combinação que você desejar;

8. Faça isso com quantos fios forem necessários, sempre arrematando para as contas não caírem;

9. Prenda os cordões na ripa e depois parafuse a cortina na porta ou janela.

Dicas extras

  • Ao escolher as miçangas para confeccionar a cortina, leve em consideração o estilo da sua decoração. Propostas mais clássicas ficam melhores com cristais e miçangas neutras. Propostas românticas ficam incríveis com cortinas de pérolas. Já as contas coloridas são mais bonitas em decorações étnicas, modernas ou hippies;

  • Teste em um fio diferentes combinações de contas. Você pode experimentar misturar cores, tamanhos, formas e materiais até encontrar a combinação que mais te agrada.

  • Não tenha pressa na hora de montar a cortina. O trabalho pode ser um pouco demorado, mas o capricho durante o processo refletirá no resultado.

E aí, que tal uma linda cortina de miçangas na sua casa? O resultado ficará ainda mais especial porque será feito por você – mãos à obra e volte aqui para nos contar o resultado do seu trabalho manual!

Tag: , ,

Comentários estão fechados.