Como calcular a quantidade de tinta necessária para a pintura?

, | | 2 de setembro de 2016


Quando for renovar a pintura, não dê bobeira: calcule corretamente a quantidade de tinta necessária para não cometer exageros nem ficar sem aquela mistura de cores perfeita que você conseguiu na loja – e não pode ser obtida novamente.

Veja também: saiba tudo sobre os principais tipos de tinta

1 – Avalie o tamanho da área que está pintando. Peça a ajuda de alguém para medir a largura e a altura das paredes com uma fita métrica e multiplique-as para calcular a medida do metro quadrado geral.

2 – Subtraia o espaço usado pelas janelas e portas usando o mesmo método de cálculo citado acima e remova-o da sua medida de metro quadrado geral.

3 – Multiplique sua nova medida de metro quadrado total pelo número de demãos que você precisará – recomendamos considerar pelo menos duas. Também vale a pena incluir um pouco de tinta extra para retoques.

4 – Divida esse valor total pelo número de m²/L em sua lata de tinta. Isto lhe dará o total de litros de tinta que você precisa para seu projeto.

Veja como funciona a fórmula:

Q = Quantidade de produto A = Área de pintura em m² D = Número de demãos recomendado pelo fabricante RP = Rendimento do produto (em m²) para cada demão de tinta (essa informação está expressa na embalagem!)

Calcule mais fácil, com a nossa ferramenta gratuita!

Imperdível: ideias baratas para renovar seu piso

Um exemplo: para cobrir uma área de 750m² com 2 demãos de uma tinta acrílica cujo rendimento médio é de 250m²/lata/demão, você vai precisar de 6 latas de tinta!

Se achar essa fórmula complicada, você pode usar a calculadora de tintas da TendTudo!

Tag: , , , , ,

Comentários estão fechados.