Cansou da textura? Dicas para removê-la e renovar o ambiente
DIY, Reforma Simplificada | Deixe um comentário | 24 de abril de 2018
Muito requisitada no mundo da decoração, a textura de parede deixa o ambiente arrojado e cheio de personalidade. Mas, se nada dura para sempre, o visual da sua parede não precisa ser exceção à regra, não é mesmo?
Nós temos a solução para você que cansou da parede texturizada. Pode se acomodar na cadeira e prestar bastante atenção, pois daremos as melhores dicas para você dar uma cara nova àquela parede com textura, deixando-a lisinha novamente.
Espátula
Se a sua parede tem textura com pontinhas sobressalentes, ou seja, pontas soltas, a alternativa mais tradicional é a utilização de uma espátula para remoção. Passe a espátula por toda a superfície e, depois, com a ajuda de uma lixa, nivele a parede para deixá-la lisa.
Mas atenção: antes de partir para a remoção com a espátula, faça um teste para verificar se a textura sai com facilidade. Caso isso não aconteça, parta para outra estratégia.
Massa corrida
É a opção mais prática e econômica, já que eliminará o trabalho de remover a textura da parede – o acabamento será apenas camuflado pela massa corrida.
Por isso mesmo, essa técnica é indicada para texturas de baixo–relevo, como o grafiato. Embora a camada de massa não deixe a parede grossa nem aumente a espessura de forma significante, se a textura tiver alto–relevo, será necessário aplicar várias demãos de massa corrida, o que pode comprometer o nivelamento e a estética da parede, além de tornar o projeto mais caro.
Na hora de escolher a massa corrida, é preciso atentar também ao tipo mais adequado à textura e ao ambiente. Veja quais são os principais tipos e aplicações aqui.
Produtos específicos
Já existem no mercado diversos produtos específicos para esse fim – os chamados removedores de tinta ou textura. Esses produtos são vendidos na forma de líquido ou gel e são boas opções inclusive para as texturas em alto-relevo.
A utilização desses itens é simples: basta aplicar o removedor sobre a textura e esperar cerca de 20 minutos para retirar a película com a ajuda de uma espátula, sempre com bastante cuidado para não tirar o reboco.
Se você optar pelo gel, será preciso esperar cerca de cinco horas para lixar a superfície. O segredo é simples: basta seguir sempre a orientação dos fabricantes dos produtos; isso faz toda a diferença no resultado e na eficácia da remoção.
Depois, limpe a superfície com tíner, produto que deixa a parede mais aderente para receber a nova pintura.
Ah! Independentemente da técnica, proteja sempre suas mãos com luvas, para deixar o processo mais seguro, combinado?
Atenção: você já pode ter ouvido por aí que também é possível remover a textura com fogo. É verdade. As chamas amolecem a textura, facilitando a sua retirada. No entanto, essa técnica exige habilidade, ou pode ser muito perigosa. Deixe essa alternativa para profissionais especializados!
E aí, gostou das dicas? Compartilhe a sua opinião e suas dúvidas conosco. Se precisar da ajuda dos nossos consultores, vá até a Tendtudo mais perto da sua casa.