Cansou da textura? Dicas para removê-la e renovar o ambiente

, | Deixe um comentário | 24 de abril de 2018


Muito requisitada no mundo da decoração, a textura de parede deixa o ambiente arrojado e cheio de personalidade. Mas, se nada dura para sempre, o visual da sua parede não precisa ser exceção à regra, não é mesmo?

Nós temos a solução para você que cansou da parede texturizada. Pode se acomodar na cadeira e prestar bastante atenção, pois daremos as melhores dicas para você dar uma cara nova àquela parede com textura, deixando-a lisinha novamente.

 

Espátula

Se a sua parede tem textura com pontinhas sobressalentes, ou seja, pontas soltas, a alternativa mais tradicional é a utilização de uma espátula para remoção. Passe a espátula por toda a superfície e, depois, com a ajuda de uma lixa, nivele a parede para deixá-la lisa.

Mas atenção: antes de partir para a remoção com a espátula, faça um teste para verificar se a textura sai com facilidade. Caso isso não aconteça, parta para outra estratégia.  

 

Massa corrida

É a opção mais prática e econômica, já que eliminará o trabalho de remover a textura da parede – o acabamento será apenas camuflado pela massa corrida.

Por isso mesmo, essa técnica é indicada para texturas de baixorelevo, como o grafiato. Embora a camada de massa não deixe a parede grossa nem aumente a espessura de forma significante, se a textura tiver altorelevo, será necessário aplicar várias demãos de massa corrida, o que pode comprometer o nivelamento e a estética da parede, além de tornar o projeto mais caro.

Na hora de escolher a massa corrida, é preciso atentar também ao tipo mais adequado à textura e ao ambiente. Veja quais são os principais tipos e aplicações aqui.

 

Produtos específicos

Já existem no mercado diversos produtos específicos para esse fim os chamados removedores de tinta ou textura. Esses produtos são vendidos na forma de líquido ou gel e são boas opções inclusive para as texturas em alto-relevo.

A utilização desses itens é simples: basta aplicar o removedor sobre a textura e esperar cerca de 20 minutos para retirar a película com a ajuda de uma espátula, sempre com bastante cuidado para não tirar o reboco.

Se você optar pelo gel, será preciso esperar cerca de cinco horas para lixar a superfície. O segredo é simples: basta seguir sempre a orientação dos fabricantes dos produtos; isso faz toda a diferença no resultado e na eficácia da remoção.

Depois, limpe a superfície com tíner, produto que deixa a parede mais aderente para receber a nova pintura.

Ah! Independentemente da técnica, proteja sempre suas mãos com luvas, para deixar o processo mais seguro, combinado?

Atenção: você já pode ter ouvido por aí que também é possível remover a textura com fogo. É verdade. As chamas amolecem a textura, facilitando a sua retirada. No entanto, essa técnica exige habilidade, ou pode ser muito perigosa. Deixe essa alternativa para profissionais especializados!

 

E aí, gostou das dicas? Compartilhe a sua opinião e suas dúvidas conosco. Se precisar da ajuda dos nossos consultores, vá até a Tendtudo mais perto da sua casa.