Como conservar o porcelanato por mais tempo

| Deixe um comentário | 16 de outubro de 2018


O porcelanato tem sido uma escolha quase unânime em grande parte dos projetos e reformas nos últimos anos. Isso acontece devido a sua beleza, durabilidade, resistência e versatilidade.

Mas para que essas características se mantenham por muito tempo, é preciso limpar e conservar o seu porcelanato da maneira correta. Confira algumas dicas para que ele fique parecendo sempre novo.

 

 

 

Limpeza pós-reforma

Você acaba de trocar seu piso ou revestimento por porcelanato e precisa fazer uma limpeza caprichada. Antes disso, é muito importante esperar a argamassa secar completamente. Em seguida, tire a poeira acumulada com um pano seco e macio e com uma esponja umedecida na água. Essa parte do processo é muito delicada, pois resíduos de areia e cimento podem riscar o seu porcelanato caso você não tome muito cuidado. Para finalizar, use um produto específico para limpeza do seu tipo de revestimento (geralmente recomendado pelo fabricante).

 

Limpeza diária

Ao varrer o seu piso de porcelanato, utilize sempre uma vassoura de pelos para que ele não fique riscado e arranhado. Depois disso, é só passar um pano macio com uma solução de água e detergente neutro primeiro e, em seguida, um pano seco.

 

 

Limpeza pesada

Esse tipo de limpeza deve ser feito mensalmente, com produtos exclusivos para o seu tipo de porcelanato (caso você não saiba qual utilizar, entre em contato com o fabricante). Isso evita o acúmulo de muita sujeira e gordura no seu piso.

 

 

Limpeza do rejunte

A limpeza do rejunte não pode ficar de lado, principalmente se ele for claro. Para isso, é só usar um saponáceo cremoso com um pano macio ou com escova de pelo para não danificar o porcelanato.

 

 

Produtos que NUNCA devem ser utilizados

Existem produtos e substâncias que estão na lista dos vilões do porcelanato. Dentre eles, estão esponjas e utensílios ásperos que podem encher de riscos e arranhões o seu piso e produtos de limpeza que contenham flúor e derivados e alta concentração de hidróxidos de potássio e de sódio (ceras, sabão em pó, ácidos, água sanitária e soda cáustica).

 

Outras dicas importantes

Além de dicas de limpeza, existem outros cuidados que podem ser tomados para deixar seu porcelanato sempre lindo. Proteja os pés dos móveis com feltro autocolante e use capachos na entrada e na saída dos ambientes para evitar que muita sujeira entre.

Caso o seu porcelanato esteja com arranhões superficiais, você poderá removê-los esfregando uma bola de tênis no lugar.

 

 

Curtiu nossas sugestões para que seu porcelanato sempre fique com aspecto de novo? Ah, e caso você vá trocar seu piso, dê um pulinho na Casa Show ou acesse nosso site para escolher!