Como fazer uma cozinha americana

, | Deixe um comentário | 2 de março de 2018


As cozinhas americanas estão com tudo no mundo da decoração, e não apenas pelo design. Hoje, com a metragem dos apartamentos cada vez mais enxuta, integrar os ambientes é um ótimo artifício para melhor aproveitar o espaço.

E não é só isso: esse modelo de cozinha se adequa perfeitamente ao novo estilo de vida das pessoas, já que a cômodo há tempos deixou de ser apenas um espaço para o preparo de refeições para ser um ambiente de descontração, de reunir os amigos e família, com o cozinheiro interagindo com os demais.

E você, quer saber como fazer uma cozinha americana prática e bonita? Veja nossas dicas e mãos à obra!

 

Analise a planta

Caso o imóvel já não tenha espaço para o balcão, neste tipo de projeto é preciso ter bastante cuidado com as fiações e tubos que possam passar pelas paredes.

Portanto, antes de qualquer obra, analise cuidadosamente a planta e consulte um engenheiro para verificar as possibilidades de construção da bancada. Ele irá analisar se existem pilares, encanamentos ou fiações elétricas que possam inviabilizar o projeto.

 

Balcão

O balcão é um dos itens mais emblemáticos da cozinha americana. Assim, mesmo que a sua cozinha tenha a pia voltada para o lado da sala, faça um balcão para pequenas refeições e para ajudar no preparo de alimentos.

Uma solução econômica é fazer um balcão de alvenaria e incluí-lo com beleza na decoração do ambiente, fazendo o acabamento do móvel com mármore, porcelanato, madeira, pastilhas de vidro e até tintas coloridas ou especiais, como tinta lousa, se quiser um ar mais moderno.

 

Decoração

Como o espaço é aberto, a decoração da cozinha deve se integrar à da sala, para criar harmonia entre os cômodos. A dica é seguir o mesmo estilo e abusar da criatividade: você pode utilizar os próprios utensílios de cozinha em ganchos, plantas, prateleiras. Luminárias ou pendentes sobre o balcão também ficam lindas.

 

Coifa

Como o ambiente é aberto, uma boa coifa sobre o fogão é fundamental para evitar que odores e gorduras acabem na sua sala. Na hora da compra, lembre-se que elas também podem compor a decoração do espaço, trazendo cor ao ambiente ou dando um ar industrial, no caso dos modelos metalizados e foscos.

 

Pisos

Por ser integrada à sala, a escolha do piso da cozinha americana deve harmonizar com o restante do ambiente. Uma opção é utilizar um piso único, o que inclusive dá a sensação de aumento do espaço. É possível apostar em revestimentos cerâmicos ou porcelanatos que imitam a madeira natural, porcelanato líquido, cimento queimado, piso vinílico, entre outras opções.

Já se quiser deixar uma delimitação mais marcante entre cozinha e sala, a divisão entre os pisos ajuda a criar este efeito.

De toda maneira, independente da sua preferência, lembre-se que a cozinha é um ambiente em contato constante com a água. Assim, escolha um piso adequado para esse tipo de cômodo.

 

Organização

Lembre-se que na cozinha americana tudo fica à mostra. Logo, deixe o balcão sempre organizado e pronto para uso, não acumule louça nem lixo ou bagunça, ok?

Para te ajudar, ensinamos como fazer uma limpeza profunda na sua cozinha aqui.

E você, sonha com uma cozinha americana em casa? Conte pra gente e acompanhe nossos canais que vem muito mais por aqui!

Tag: