Como limpar o piso de porcelanato: dicas para garantir a durabilidade do revestimento!

| Deixe um comentário | 14 de setembro de 2020


Se você tem na sua casa um piso de porcelanato, tenha certeza de que ele irá durar muito tempo! Além de ser resistente, o revestimento tem uma superfície impermeável que não permite a instalação de fungos e bactérias. Para fazer uma limpeza nota dez sem estragar o material, ensinamos como limpar o piso de porcelanato. Confira!

Como limpar o piso de porcelanato diariamente

Para a limpeza diária, varra o piso com uma vassoura de cerdas macias para não riscar o revestimento. 

Em um balde, dilua uma colher de detergente neutro para cada cinco litros de água. Passe no chão o pano imerso na solução com a ajuda do rodo

Finalize com um pano para secar. O pulo do gato aqui é umedecer o pano com um pouco de álcool 70% para desinfetar ou com vinagre e água.

A vassoura de cerdas macias será a sua melhor amiga para manter um piso livre de riscos!

Limpeza pesada é necessária!

O indicado é que a cada 15 dias você faça uma limpeza mais profunda no piso utilizando a solução da água e do detergente neutro. Esfregue com cuidado o chão e evite passar a vassoura no mesmo lugar para não estragar o material. 

Enxágue com água assim que você terminar de limpar e finalize com um pano seco. 

O que fazer com as manchas?

Como você viu até aqui, não existe muito segredo para limpar o piso de porcelanato. Água e detergente neutro já cumprem muito bem a missão sem estragar o material. Entretanto, se surgiu uma mancha indesejada no revestimento, você precisa ter atenção em qual produto usar.

Para manchas de vinho ou cerveja, use o detergente alcalino em um pano úmido e esfregue apenas o local sujo. 

Caso ocorra um acidente com canetas, esmaltes ou outras tintas, limpe com álcool, thinner ou acetona usando uma flanela.

Já para os casos de mancha de óleo ou graxa, esquente a água, misture ao detergente alcalino, use a solução em uma flanela e dê tchau à sujeira. 

“Mas a minha mancha não é nenhuma dessas”, você pode falar. Água quente e detergente alcalino na sujeira!

O que evitar para ter um piso lindo

Existem alguns erros que podem ser cometidos na limpeza e que podem danificar o porcelanato. Um deles é usar esponjas de aço ou qualquer utensílio áspero para limpar o seu piso. Eles irão riscar o material. 

Ao lavar o piso, não deixe o sabão agindo. Retire o produto assim que você terminar de passá-lo!

Evite também utilizar produtos que prometem limpeza instantânea do porcelanato, eles podem causar danos à superfície e deixar o piso suscetível à impregnação de gordura e manchas. 

Um piso brilhando sem muito esforço na faxina é um sonho!

Gostou das dicas? Viu vantagens no porcelanato? A Tendtudo pode ajudar você a escolher o melhor revestimento para a sua casa e na compra dos produtos de limpeza! Você pode ir a uma loja mais próxima ou comprar pelo site!

Queremos saber: sua faxina ficou mais fácil depois que você aprendeu como limpar o piso de porcelanato?