Como manter a organização da casa durante a reforma?

| Deixe um comentário | 23 de agosto de 2017


Com certeza você já ouviu alguma história de um conhecido que decidiu continuar morando em casa durante a reforma. E podemos apostar que os relatos não foram lá dos mais animadores, né? Que reforma gera bagunça isso a gente já sabe, mas o que fazer para manter o mínimo de organização para que esse período seja o menos turbulento possível para os moradores? É possível amenizar os transtornos sim e é isso que vamos mostrar aqui.

Para começo de conversa, se não tem outra opção a não ser conviver com a reforma diariamente, o primeiro passo é relaxar. Não adianta se estressar por algo que você já previa que ia acontecer, como poeira, entulho, ferramentas e materiais de construção espelhados, e por aí vai. Respire fundo e adote o seguinte mantra: os transtornos passam, os benefícios ficam.

Agora, vamos para algumas dicas práticas e simples que com certeza vão te ajudar a manter o local habitável durante a reforma:

  • Planejamento

Essa é a palavra de ordem para uma reforma sem transtornos e já falamos disso por aqui. Com relação à organização, é essencial que os trabalhos sejam feitos conforme a rotina dos moradores da casa e seguir à risca os horários de trabalho. Um cômodo de cada vez é a melhor opção para continuar morando em casa durante a reforma. Preveja as prioridades no planejamento!

  • Limpeza

É uma tarefa difícil manter a limpeza da casa durante a reforma, especialmente quando o trabalho envolve quebrar paredes ou mexer na parte hidráulica. O pó vai se espalhar com certeza!

Por isso, além de fazer a reforma por partes, também é bom evitar ao máximo trafegar nas áreas em reforma para evitar que os resíduos sejam levados de um lugar para outro. Outra dica bacana é colocar um pano úmido nas frestas das portas, que devem se manter sempre fechadas.

No fim do dia, recolher o lixo do local é importante não apenas para a limpeza, mas principalmente para agilizar o trabalho no dia seguinte. Nesse caso, é bacana estabelecer um único local da casa para armazenar o entulho.

  • Móveis e decoração

Cuidado especial com os móveis durante a reforma! Caso não seja possível colocá-los em outro cômodo, não economize em capas e panos para protegê-los da poeira, respingos de tintas e o atrito com outros materiais de construção.

Agora, os itens de decoração devem ser retirados para evitar prejuízos. Vale a pena empacotar tudo e colocar em outro cômodo, longe da obra. E para facilitar na hora de colocar tudo de volta no lugar, não se esqueça de identificar a caixa!

  • Troca de pisos

Para evitar o mínimo de transtornos na hora de trocar os pisos durante a reforma, o ideal é começar pelas áreas de maior circulação da casa (como sala e cozinha) e num horário em que os moradores não estejam por perto. Uma boa pedida é escolher pisos, cerâmicas ou porcelanatos que podem ser colocados sobre o piso original, evitando a quebradeira.

Importante: se o piso não for ser trocado na reforma, aplique um plástico resistente no local ou espalhe papelão ondulado para evitar acúmulo de sujeira e manchas.

Para finalizar, você não pode começar a sua reforma antes de baixar o nosso Manual da Reforma. Nele, reunimos dicas valiosas para você iniciar essa empreitada com qualidade, economia e o mínimo de dor de cabeça possível.

Baixe agora o Manual da Reforma gratuitamente

Gostou das nossas dicas? Fique à vontade para contar a sua experiência nos comentários e qualquer dúvida, estamos por aqui!

Tag: , , , , ,