Como planejar a reforma e viver na casa dos seus sonhos

| Deixe um comentário | 12 de fevereiro de 2020


Agir é o primeiro passo para transformar um sonho em realidade. E não é diferente quando pensamos na casa em que gostaríamos de viver. Planejar a reforma é uma tarefa primordial para que o projeto não se transforme em um pesadelo.

Preparamos algumas dicas de planejamento de reforma para você seguir e fazer virar realidade a casa dos seus sonhos.

Uma reforma bem planejada garante um resultado mais rápido e evita diversos problemas. Foto: Unplash.

Inspirações

A primeira coisa que você precisará fazer é definir o que reformar e com qual propósito. Com essas definições, você deve partir para busca de inspirações. Aqui no blog da TendTudo e no nosso Instagram, você encontra ótimas sugestões para todos os perfis. O Pinterest também é um bom ponto de partida. Você pode criar suas pastas com referências por lá. Sites e publicações especializadas também ajudam a ter boas ideias.

Decida o ambiente em que irá fazer a reforma, busque por inspirações e comece o planejamento. Foto: Craftjack.

Necessidades reais

O segundo passo é avaliar suas necessidades reais e estilo de vida. Por exemplo, no momento, você pode ter se encantado com a possibilidade de fazer um jardim no seu quintal. Mas, será que os cuidados com as plantas poderão se encaixar na sua rotina ou no seu orçamento? Já que você gosta de receber amigos em casa, não seria melhor ter uma área ampla com churrasqueira? 

Dinheiro guardado

Reformas provocam impactos no orçamento. É bom começar a poupar desde o momento em que achar que deve encarar uma. É importante ter em mente que essa é uma empreitada que demandará algum fôlego financeiro e que as demais contas e atividades da sua vida continuarão acontecendo. Portanto, poupar recursos antecipadamente é o caminho mais inteligente para viver a reforma sem grandes dores de cabeça.

Apoio especializado

Engenheiros e arquitetos são uma despesa a mais no orçamento da reforma? Analisando pragmaticamente, sim, mas o conhecimento desses profissionais podem ajudar a contratação de profissionais especializados para planejar a reforma, como engenheiros e arquitetos, pode parecer um custo a mais desnecessário, mas dependendo do que você imagina fazer, a participação deles nas etapas iniciais do planejamento da reforma pode evitar muita dor de cabeça.

Experientes, eles podem dar dicas fantásticas de materiais, melhor aproveitamento de espaço e tipos de intervenção que não desvalorizem o imóvel. Eles podem trazer contatos de mão de obra para execução e boas ideias para ventilação e iluminação.

Arquitetos e engenheiros podem ajudar a planejar ambientes que façam aproveitamento máximo do espaço. Foto: My Home is Home.

 

Contratar profissionais para planejar a reforma com você é interessante porque eles trazem grandes soluções de iluminação, ventilação e aproveitamento de espaços.

Pesquisa

Informe-se bem sobre os materiais que deseja ou precisa para a reforma. Confira nossos sites, vale uma busca pela Internet ou idas às lojas. Compare preços, veja de perto os materiais e as texturas, converse com os vendedores sobre as melhores opções em materiais de construção e elétricos, tintas, pisos, revestimentos, iluminação e diversos acessórios.

Detalhes

Considere desde o planejamento os detalhes, pois eles serão fundamentais para o sucesso da sua reforma. Rejuntes, por exemplo, podem transformar completamente o visual de um ambiente. Para saber mais, leia esse post sobre rejuntes que publicamos aqui.

Rejunte e ducha, por exemplos, são detalhes que precisam ser bem planejados em uma reforma, pois eles terão papel importante no resultado final. Foto: Victorian Plumbing.

Bom, agora você já sabe. Antes de partir para o “mãos à obra”, é preciso muito planejamento. Já começou a planejar a reforma? Passe em uma das nossas lojas e converse com nossos especialistas. Quando a obra terminar, publique as fotos nas redes sociais e marque nossos perfis. Vamos adorar ver os resultados.