Como prevenir o aparecimento de infiltrações?

| 2 Comentários | 14 de agosto de 2017


De um dia para o outro, aparece uma mancha numa parede, indicando que ali pode ser um foco de infiltração, esse probleminha desagradável que muda o aspecto da casa e é um prato cheio para o aparecimento de mofo e danos maiores na estrutura de uma casa ou apartamento. Ninguém está livre de passar por isso, mas para resolver o problema e até mesmo prevenir, é preciso entender as principais causas do surgimento de infiltrações, especialmente em paredes, pisos e no teto. Vamos aprofundar no assunto?

Infiltrações: por que elas aparecem?

Uma infiltração indica excesso de umidade na parede, piso ou teto. Ao menor sinal de mancha nesses locais, não deixe que o problema se amplie para tentar descobrir o que está acontecendo. No teto, por exemplo, as causas estão ligadas a vazamentos decorrentes de instalações mal feitas, impermeabilização ineficiente no momento da construção e até mesmo o uso de materiais de qualidade duvidosa.

O mesmo acontece com relação às paredes, que também são afetadas pelas águas da chuva e vazamentos na parte hidráulica e telhado. Nos pisos, a infiltração geralmente é causada por falta de impermeabilizantes ou rejunte.

Por dentro do problema: de onde vem a umidade nas paredes?

Como prevenir infiltrações?

Em um projeto de construção ou reforma, é importante levar em consideração as intempéries da região antes de levantar qualquer parede ou da reforma. Uma olhada no clima, como temperatura, umidade e volume de chuvas é essencial para prever os gastos com impermeabilização, com foco em prevenção de infiltrações.

A solução mais rápida para lajes e paredes é a aplicação de manta líquida em superfícies pequenas e de manta asfáltica em espaços onde há circulação de pessoas, no caso de apartamentos. No telhado, impermeabilizantes na versão acrílica são uma boa pedida, por também ajudarem na retenção do calor, promovendo conforto térmico nos ambientes internos, além de ter função de acabamento.

Com relação ao piso em uma obra nova, o detalhe mais importante para evitar o aparecimento de infiltrações é o contrapiso, que vai garantir a inclinação adequada para escoamento da água pelo sistema de drenagem. Além de optar por um contrapiso com mistura impermeabilizante, também é bom verificar a elasticidade do material escolhido antes de aplicar, para evitar rachaduras ou estofamentos no futuro.

Outra forma de prevenção é o que chamamos de calafetação, que deve ser realizada em pias, banheiras, ralos e vasos sanitários com material de silicone.

Como consertar infiltrações?

Se o problema apareceu em sua casa ou apartamento, é importante buscar ajuda profissional ao menor sinal de infiltração. E mais importante do que corrigir os problemas de umidade é descobrir a raiz do problema para fazer uma reforma completa e não se restringir apenas à impermeabilização. Em muitos casos, é melhor refazer o serviço e trocar um piso, por exemplo, do que fazer um reparo parcial.

Na TendTudo, você encontra tudo que precisa para reformar a sua casa ou apartamento para prevenir ou remediar infiltrações. Vem conversar com os nossos especialistas!

Tag: , , , ,