Como reformar a cozinha sem quebradeira

| Deixe um comentário | 16 de agosto de 2017


Muita gente protela a reforma na cozinha por um motivo óbvio: por ser o coração de uma casa ou apartamento, ela não pode parar. A boa notícia é que dá sim para renovar o ambiente sem sujeira e de forma rápida, concretizando de uma vez por todas os seus anseios para o espaço.

Antes de partir para nossas dicas, é bom ressaltar elas só são válidas caso a parte estrutural não esteja danificada. Problemas na parte elétrica e hidráulica requerem uma reforma completa e ajuda de um profissional. Se esse for o seu caso, baixe nosso Manual da Cozinha para ter orientações valiosas sobre como reformar o espaço com qualidade e economia.

Já o que será proposto a seguir pode ser feito por você mesmo, sem grandes dificuldades. Vamos lá?

Comece pelas paredes

Uma demão de tinta colorida ou a aplicação de pastilhas e azulejos em um cantinho específico da cozinha já é um bom começo de mudança sem necessidade de quebradeira. Também vale soltar a criatividade para espalhar os utensílios mais utilizados como parte da decoração. E olha que é essa é uma tendência de decoração muito bem vista, especialmente se o seu objetivo é criar um ambiente acolhedor.

Como calcular a quantidade de tinta necessária para a pintura?

Cores por todos os lados

Outra dica valiosa para renovar a cozinha sem a reforma é apostar no uso de cores, que dão vida nova ao local quando aplicada em paredes e utensílios, tendo sempre o seu estilo como base para fazer as melhores escolhas.

De olho no chão

Nesse caso, o trabalho pode ser mais apurado, mas sem muitos transtornos. O uso de tapetes pode garantir um visual moderno ao espaço. Nesse caso, uma boa opção é usar os modelos feitos de fibra de sisal, que são de fácil higienização e secagem.

Agora se o piso realmente precisar de uma mudança, nossa sugestão é aplicar os extrafinos de porcelanato, que podem ser colocados diretamente no material já existente. As réguas de PVC que imitam madeira também evitam muita mão de obra e sujeira. Importante: não faça nenhuma mudança sem conferir o nivelamento, especialmente na área das portas!

Móveis e eletrodomésticos

Outra maneira bem prática de dar vida nova à cozinha é trocar os eletrodomésticos e armários. E o que não faltam no mercado são opções que se encaixam em todos os estilos e bolsos. Para garantir o efeito desejado, faça uma boa pesquisa na internet antes de iniciar o projeto, não apenas para encontrar os melhores preços, mas principalmente para descobrir tudo o que preciso para as suas necessidades de mudança.

Agora, se o dinheiro anda curto por aí, você pode pensar em trocas pontuais, como o uso de adesivos de geladeira e na pintura de itens como banquetas e mesa. Uma nova camada de tinta ou verniz nos armários também ajuda, além de facilitar a limpeza.

Iluminação

Nesse caso, poucas alterações já mudam totalmente o visual da cozinha, como a troca de luminárias e instalação de fitas de LED na bancada se o objetivo é modernizar a decoração.

Que tal uma horta?

Levar o verde para dentro da cozinha cria uma atmosfera aconchegante ao local sem grandes reformas, além de colocar à sua disposição condimentos fresquinhos para o preparo das refeições. Se o espaço for pouco, utilize o espaço da janela ou opte por uma horta vertical.

Horta vertical: como cultivar temperos no seu apartamento?

Gostou das nossas sugestões? Então agora é começar uma pesquisa de referências e mãos à obra. Precisando da gente, estamos à disposição nos comentários e na TendTudo mais perto de você para trocarmos uma ideia!

Tag: , , , ,