Como repaginar seu apê sem apertos ou sustos?
Dicas de Obras, Mais com Menos | Deixe um comentário | 25 de julho de 2017
Você sabe que por aqui tem sempre ideias e superdicas para curtir e reformar o seu cantinho para deixá-lo com a sua cara. Mas o que fazer antes de colocar toda a sua criatividade em prática, na hora de começar a tão sonhada reforma?
É importante estarmos sempre atentos às exigências e aos procedimentos necessários para evitar transtornos e dores de cabeça da obra e até mesmo burocráticos.
Então, fica a dica: devido a uma resolução que entrou em vigor em 18 de abril de 2014, a NBR 16.280 / 2014 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, reformas em prédios precisam ter um responsável técnico (um engenheiro ou arquiteto), e que seja entregue um plano da reforma ao síndico do prédio.
Leia também: 5 motivos para escolher porcelanato na sua reforma
Teoricamente, essa não seria nenhuma novidade. Afinal, já estava registrado no artigo 1336, inciso II, do no Código Civil que o condômino ”II- não realizar obras que comprometam a segurança da edificação.” Mas essa medida foi intensificada e é importante reforçar que a realização de reformas, alterações ou adaptações é inerente ao direito de propriedade, como manda a Constituição Federal.
- Portanto, a partir dessa resolução, ficou definido que será obrigatório contratar arquiteto ou engenheiro para as seguintes reformas:
- Instalação de ar-condicionado;
- Revestimentos;
- Impermeabilização;
- Portas e janelas;
- Fechamento de varandas;
- Hidráulica em banheiros e cozinha;
- Instalações elétricas;
- Instalações de gás;
- Automação;
- E, principalmente, qualquer obra que envolva o tão temido quebra-quebra, que, consequentemente, possa afetar até mesmo a estrutura do prédio.
Papo sério demais, né?
Eu sei, mas esse espaço foi feito para te inspirar e informar. E o nosso trabalho é garantir que, da ideia à execução, a sua experiência ao reinventar o seu espaço seja o mais satisfatória possível.
Reforma da cozinha: menos custo e mais customização
Por isso, agora que você já está bem afiado sobre o que pensar antes de começar, já pode aproveitar para baixar o nosso super Manual da Reforma, para seguir planejando com tranquilidade esse momento tão importante.
E já sabe: conte sempre com as nossas dicas e promoções para dar aquele upgrade no seu projeto. Até a próxima!