Como repaginar seu apê sem apertos ou sustos?

, | Deixe um comentário | 25 de julho de 2017


Você sabe que por aqui tem sempre ideias e superdicas para curtir e reformar o seu cantinho para deixá-lo com a sua cara. Mas o que fazer antes de colocar toda a sua criatividade em prática, na hora de começar a tão sonhada reforma?

É importante estarmos sempre atentos às exigências e aos procedimentos necessários para evitar transtornos e dores de cabeça da obra e até mesmo burocráticos.

Então, fica a dica: devido a uma resolução que entrou em vigor em 18 de abril de 2014, a NBR 16.280 / 2014 da Associação Brasileira de Normas Técnicas, reformas em prédios precisam ter um responsável técnico (um engenheiro ou arquiteto), e que seja entregue um plano da reforma ao síndico do prédio.

Leia também: 5 motivos para escolher porcelanato na sua reforma

Teoricamente, essa não seria nenhuma novidade. Afinal, já estava registrado no artigo 1336, inciso II, do no Código Civil que o condômino ”II- não realizar obras que comprometam a segurança da edificação.” Mas essa medida foi intensificada e é importante reforçar que a realização de reformas, alterações ou adaptações é inerente ao direito de propriedade, como manda a Constituição Federal.

  1. Portanto, a partir dessa resolução, ficou definido que será obrigatório contratar arquiteto ou engenheiro para as seguintes reformas:
  2. Instalação de ar-condicionado;
  3. Revestimentos;
  4. Impermeabilização;
  5. Portas e janelas;
  6. Fechamento de varandas;
  7. Hidráulica em banheiros e cozinha;
  8. Instalações elétricas;
  9. Instalações de gás;
  10. Automação;
  11. E, principalmente, qualquer obra que envolva o tão temido quebra-quebra, que, consequentemente, possa afetar até mesmo a estrutura do prédio.

Papo sério demais, né?

Eu sei, mas esse espaço foi feito para te inspirar e informar. E o nosso trabalho é garantir que, da ideia à execução, a sua experiência ao reinventar o seu espaço seja o mais satisfatória possível.

Reforma da cozinha: menos custo e mais customização

Por isso, agora que você já está bem afiado sobre o que pensar antes de começar, já pode aproveitar para baixar o nosso super Manual da Reforma, para seguir planejando com tranquilidade esse momento tão importante.

E já sabe: conte sempre com as nossas dicas e promoções para dar aquele upgrade no seu projeto. Até a próxima!

Tag: , , ,