Como se preparar para as fases de acabamento da obra

, | 1 Comentário | 25 de outubro de 2017


Com o fim das etapas de fundação e alvenaria, chega a fase mais prazerosa de uma obra: a hora do acabamento. Ver a casa ganhando forma e o projeto tão esperado chegando ao fim torna tudo mais empolgante e divertido, afinal.

Mas cuidado para não se deixar levar apenas pelo entusiasmo – é na finalização que moram os detalhes. Portanto, é preciso muita atenção na hora de escolher os materiais, não apenas para que os gastos não fujam do controle, mas para que as escolhas sejam assertivas e você não tenha futuras dores de cabeça.

Parece difícil? Conte com a gente para auxiliar você nessa jornada. Em nossa série de posts ‘Fases do Acabamento’, vamos mostrar as características de cada material, as opções do mercado, e o que levar em conta na hora das compras.

Para começar, que tal saber como se preparar para as fases de acabamento da obra? Veja nossas dicas.

 

Atenção a todas as etapas

Em uma construção não dá para maquiar os problemas. Ou seja, não adianta caprichar no acabamento sem ter cuidado com o que ficou por baixo.

Portanto, capricho em cada etapa da obra. Atenção às instalações elétricas, tubos e encanamento, impermeabilização, contrapiso, enfim: é preciso seguir a sequência correta das atividades, respeitar os tempos de instalação ou secagem de cada etapa e contar com materiais de qualidade. Afinal, você não quer um piso desnivelado, uma parede torta, ou ter de enfrentar um quebra-quebra futuro por conta de problemas com infiltração, certo?

 

Escolha bem os profissionais

Antes de contratar um prestador de serviços, cheque suas referências. Uma conversa prévia com o profissional também é importante para avaliar o entendimento entre vocês. Afinal, uma obra sempre é um desafio, e ter empatia com os envolvidos torna tudo muito mais fácil.

 

Estabeleça um cronograma

Faça um cronograma da obra junto com os profissionais – definir prazos é fundamental para o bom andamento da construção ou reforma. Programe também de antemão quando deverá ser realizada a compra de cada material para que a falta do mesmo não paralise a obra e você não tenha mais gastos com compras de última hora.

 

Apuro no ‘faça você mesmo’

Tem habilidade e vontade para fazer você mesmo alguma etapa da fase de acabamento? A iniciativa é superválida, além de econômica.

Mas, muita atenção: estude bem o que vai fazer antes de colocar a mão na massa. Pintar paredes, por exemplo, parece ser uma coisa bem simples, mas requer todo um preparo correto.

 

Conheça bem os materiais

Ir apenas pela questão estética ou pelo preço nunca é um bom negócio quando falamos de acabamento. É fundamental conhecer bem as particularidades ou especificações de cada produto – imagina escolher um piso para o banheiro apenas pela beleza ou preço e descobrir depois que ele é muito escorregadio?

 

Tire as medidas

Esta é uma etapa fundamental na hora de comprar acabamentos, já que evita possíveis problemas ou a paralisação da obra por falta de material.

No caso de pisos e azulejos, tire as medidas e compre um pouco mais que a metragem total. Assim, estará seguro caso ocorra uma avaria durante a obra ou tenha a necessidade de uma reposição futura. Para metais e louças, confira o tamanho exato e as especificações do fabricante, evitando riscos na hora do encaixe dos produtos.

 

Pronto pra iniciar a fase de acabamentos? Acompanhe nossa série de posts com dicas e informações sobre cada etapa.

Tag: ,