Confira 4 dicas para fazer a limpeza pós-obra de forma prática e segura

, , | Deixe um comentário | 3 de maio de 2021


O trabalho em sua obra, seja ela uma reforma ou construção, não termina com a fixação do último parafuso ou com a aplicação da última demão de tinta. Para que o serviço fique realmente concluído é preciso realizar uma caprichada limpeza pós-obra.

E esta é uma etapa importante do trabalho. Se não for feita da forma correta, pode até danificar o que já foi concluído. Para ajudá-lo nesta etapa separamos 4 dicas de como fazer limpeza pós-obra. Seguindo estes passos você terminará a obra de forma rápida e segura. Confira!

1. Abra espaço para a limpeza

Antes de iniciar a limpeza propriamente dita é preciso desocupar o espaço. Recolha tudo o que não pertence ao local, como ferramentas, materiais de construção, escadas etc. Só com a área totalmente desocupada é que se deve iniciar a limpeza pós-obra.

Com o local liberado você pode definir quais os materiais e produtos vai precisar para limpar tudo com mais eficiência.

2. Faça uma vistoria detalhada e planeje a limpeza

Com a obra desocupada, verifique se tudo está realmente pronto para iniciar a limpeza e certifique-se de que esta última etapa não vai danificar o trabalho já realizado. Se foi feita pintura, por exemplo, é preciso certificar-se de que ela já está seca o suficiente.

Também verifique se não faltou algum acabamento a ser feito. O ideal é não iniciar a limpeza antes de a obra estar 100% concluída para evitar retrabalho.

3. Providencie os materiais e produtos necessários

A limpeza pós-obra só será bem feita se você utilizar os materiais e produtos corretos. Aqui, estamos falando tanto de equipamentos como baldes, escovas e vassouras, quanto de produtos como detergente, removedores e limpa-vidros.

A escolha deles vai depender do tipo de obra e da sujeira que ficou pelo local. Especialmente na escolha dos produtos, verifique se algum deles pode danificar o trabalho realizado. Não esqueça também dos equipamentos para sua proteção, como máscara e luvas para manusear os produtos químicos.

4. Comece do alto e do fundo

A limpeza pós-obra precisa obedecer a um método para que seja mais eficiente e rápida. A recomendação é iniciar limpando o teto e depois as paredes. A última parte a ser limpa é o piso, aonde vai se acumulando o pó e a sujeira durante a sua faxina.

Também comece a limpeza pelo fundo da obra e siga na direção da porta, sem deixar nada para trás.

Estes são os principais passos para uma limpeza pós-obra eficiente. Como já destacamos, esta é uma etapa importante para garantir o melhor resultado do trabalho. Se desejar, procure um profissional de limpeza para ajudá-lo, mas certifique-se de que ele tem experiência em obra, para evitar algum dano ao seu trabalho.

E não se esqueça que na Tendtudo, além de todos os materiais para a sua reforma ou construção, você encontra todos os equipamentos para fazer a limpeza pós-obra com toda a segurança. Visite nosso site e confira!

Tag: