Confira 5 dicas para adaptar sua casa ao clima seco do inverno

, , | Deixe um comentário | 23 de agosto de 2021


Mesmo quem gosta do inverno sabe que a estação do frio é também a época do ano mais propícias para a aparecimento de problemas respiratórios. O clima seco e a baixa umidade funcionam com um gatilho para doenças como rinite, asma e até pneumonia.

Para diminuir este risco é possível adotar algumas medidas preventivas. Preparar a casa para o clima seco pode fazer a diferença para que se passe pelo inverno de forma mais confortável e mais saudável.

Confira a seguir algumas dicas para organizar sua casa a fim de enfrentar o clima seco.

1. Mantenha a casa arejada

O ar excessivamente seco causa irritação nos olhos e na garganta. Quem sofre com alergias respiratórias sabe o quanto isso é desagradável. Uma forma de reduzir este desconforto é manter o ambiente arejado, renovando constantemente o ar.

Por isso, tente manter portas e janelas abertas o máximo de tempo possível. Aproveite a luz do sol para aquecer a casa e prevenir contra a umidade.

2. Tenha plantas em casa

Alguns tipos de plantas funcionam como purificadoras para o ambiente. Elas regulam a umidade nos dias mais secos e, assim, auxiliam no ajuste do ar do cômodo. Samambaias e espadas de são jorge são boas opções para combater o clima seco.

Sem contar que, além de ajudar a proteger a sua saúde, as plantas sempre dão um toque especial na decoração da sua casa.

3. Reduza o uso do ar-condicionado

Manter o ambiente aquecido é o que mais se deseja no inverno, não é mesmo? Porém, a maioria dos modelos de aparelhos de ar-condicionado diminuem a umidade do ar quando ligados.

Para ambientes que já estão excessivamente secos, não é uma boa opção. Se possível, evite o seu uso ou diminua ao máximo o tempo em que o aparelho fica ligado.

4. Elimine a poeira

A poeira maximiza os efeitos nocivos do clima seco. Ela facilita a proliferação de micro-organismos como ácaros e fungos e funciona como um gatilho para as crises respiratórias em pessoas alérgicas.

Por isso, é fundamental manter a casa sempre bem limpa. Na hora da faxina, é recomendável tomar alguns cuidados para não espalhar ainda mais a poeira. Dê preferência para o aspirador de pó ao invés da vassoura. Também utilize um pano úmido para a limpeza.

5. Utilize um umidificador de ar

Um umidificador de ambientes pode ajudar a garantir a qualidade do ar durante o clima seco de inverno. É prático e seus resultados são quase imediatos, reduzindo os efeitos da falta de umidade no ar.

Especialmente para quem tem problemas respiratórios, um umidificador de ar é um excelente investimento.

Seguindo as dicas acima com certeza você manterá sua casa mais segura durante o clima seco do inverno. E protegerá a saúde de sua família, principalmente aquelas pessoas mais vulneráveis às doenças da estação, como idosos e crianças.

Não esqueça que você pode contar com a Tendtudo para preparar a sua casa para este período. Aqui você encontra todos os produtos que precisa para passar por este período com mais conforto.

Tag: ,