Conheça cinco técnicas de pintura de paredes para sua casa

, | Deixe um comentário | 27 de julho de 2021


A pintura das paredes faz parte da manutenção periódica da casa. De tempos em tempos, é preciso dar atenção a elas, pois a pintura tem não apenas função decorativa, mas também de proteção da estrutura da construção.

E esta pode ser uma oportunidade de mudar o visual da sua casa. Utilizando diferentes técnicas de pintura de parede é possível obter efeitos variados e renovar a casa sem gastar muito. Que tal experimentar algo novo?

Neste post, vamos apresentar 5 formas diferentes de pintar a sua casa. Confira como cada uma delas pode renovar os ambientes.

1. Grafiato

Esta técnica deixa as paredes com aquele efeito texturizado com ranhuras irregulares na superfície. São riscos que transformam o ambiente e podem ser aplicados em diferentes cômodos. É aplicada tanto em ambientes internos quanto externos.

Para esta técnica é utilizada uma massa específica, que deve ser aplicada à parede com uma desempenadeira. O efeito das ranhuras é feita com o uso de um risca fácil para fazer os riscos no sentido vertical, de cima para baixo.

2. Pintura com esponja

Outra forma de deixar sua parede bem original é utilizar a técnica de pintura com esponja. Em comparação com o grafiato, esta forma de pintar é bem mais simples, podendo dispensar a ajuda profissional.

Além da tinta, você vai precisar apenas de esponjas comuns, destas que se utiliza para lavar a louça ou tomar banho. Mas cuidado na escolha, pois o efeito obtido dependerá do tipo de esponja utilizado.

Faça uma primeira demão de pintura de forma tradicional, com o rolo. A segunda, use a esponja para obter o efeito que desejar.

3. Pintura com estêncil

Para fugir de vez do tradicional, você pode utilizar a técnica de pintura com estêncil para obter efeitos absolutamente originais em sua casa. Trata-se do uso de moldes vazados para decorar as paredes.

Nesta técnica, aplica-se uma primeira demão com uma determinada cor e outra demão sobre os moldes com uma segunda cor. Em lojas de materiais de construção ou mesmo na internet você encontra as mais variadas formas dos moldes para a pintura de paredes.

4. Pintura em degradê

O degradê pode deixar suas paredes com um efeito muito marcante. Ele diferencia o cômodo e permite inúmeras composições de decoração. Mas também é uma técnica um pouco mais complexa, que exige a ajuda de profissionais com mais experiência.

Para obter um bom efeito degradê é preciso ficar atento à composição das cores, misturando a cor base no branco gradativamente, até atingir as transições desejadas.

5. Efeito escovado

Mais um método simples de renovar as paredes de sua casa. Para esta técnica você vai precisar apenas de uma escova ou mesmo de uma vassoura para aplicar o efeito escovado.

O primeiro passo é pintar a parede normalmente com o rolo. Antes da segunda demão secar, passe a escova ou vassoura na parede para obter o efeito desejado. Cuide apenas para realizar movimentos uniformes para padronizar o efeito.

Estas são algumas formas de renovar a sua casa utilizando apenas novas técnicas de pintura das paredes. E todas as tintas e materiais necessários para executá-las você encontra na Tentudo.  Se preferir, compre pelo nosso site, sem sair de casa.

Tag: