Sua cozinha está infestada de carunchos? Saiba como se livrar deles!

| | 30 de dezembro de 2014


Lá vai você preparar o arroz e de repente encontra aqueles bichinhos invasores fazendo a festa dentro da embalagem do alimento. E não é só no arroz que isso acontece! Essas pequenas pragas também podem ser encontradas no armário da cozinha, dentro da farinha, do saco de feijão, do macarrão e por aí vai. Se há um pacote aberto, lá estão os carunchos para roubar sua paz. Mas para que esses bichinhos não tomem conta da sua despensa, é importante adotar algumas medidas de prevenção. Quer saber quais são essas medidas? Então acompanhe nosso post e confira agora mesmo nossas dicas!

Cheque a validade dos alimentos

Pelo menos uma vez por mês, cheque a validade dos alimentos estocados na sua despensa, pois os mantimentos vencidos são um prato cheio para atrair carunchos. Nesse sentido, é importante que você não armazene os produtos por muito tempo! É melhor comprar os mantimentos em menor quantidade e reabastecer a despensa de acordo com sua necessidade.

Guarde os mantimentos em potes

Depois de abrir os pacotes de alimentos, transfira seu conteúdo para potes hermeticamente fechados. Vale ressaltar que não basta somente usar prendedores para lacrar as embalagens: em potes adequados, essas pragas não penetram, mas, no saco, qualquer furo pode ser porta de entrada para os carunchos.

Close-up of a woman cleaning a kitchen

Descarte embalagens furadas

Caso você note embalagens de alimentos furadas ou perceba a presença de carunchos — ainda que em quantidade mínima — descarte os pacotes imediatamente, pois esses bichinhos se reproduzem muito rapidamente, além de comprometerem a higiene no preparo dos alimentos. Não jogar o pacote fora abre a possibilidade para que os carunchos continuem se proliferando.

Mantenha os armários limpos

Mantenha sua despensa sempre limpa, sem resquícios de alimentos derramados sobre as prateleiras. A higienização pode ser feita quinzenal ou mensalmente — de preferência, toda vez que você fizer novas compras. Para a limpeza, você deve usar um pano embebido em detergente, vinagre ou sabão de coco. Seque com um pano limpo e finalize espalhando folhas de louro para afastar os carunchos.

Ponha a organização em dia

Para se livrar dos carunchos na cozinha, é necessário manter a organização em dia. Coloque os produtos mais novos no fundo do armário e os mais velhos na frente, para que sejam consumidos primeiro. Além disso, mantenha tudo em ordem e no devido lugar, para facilitar a visualização dos alimentos e evitar compras desnecessárias.

Use um repelente natural

Um jeito prático, eficiente e econômico de repelir os carunchos da sua cozinha é colocando um pequeno recipiente com borra de café em um cantinho qualquer do armário. A borra funciona como inseticida natural, configurando-se como uma boa solução para eliminar esses invasores. Faça o teste, troque a borra a cada 15 dias e repare na eficiência de uma ação tão simples.

Guarde os alimentos em locais ventilados

É melhor guardar os mantimentos na despensa do que em armários fechados. Se não for possível, deixe as portas do móvel abertas pelo menos dois dias na semana. Quanto mais ventilado e menos úmido for o local, melhor para prevenir os carunchos!

E então, você vai usar nossas dicas na sua cozinha para afastar os carunchos? Que outras medidas você sugere para combater essas pragas? Comente aqui e compartilhe suas experiências e ideias conosco!

Tag: ,

Comentários estão fechados.