Dia de faxina: como se organizar para fazer o trabalho render?

| | 11 de maio de 2014


Depositphotos_18856955_s-640x460

Cuidar de casa não é fácil! Muitas vezes, a rotina corrida se divide entre cuidar dos filhos, fazer as compras, preparar o almoço, trabalhar fora e fazer a faxina. Ufa! A gente cansa só de listar as tarefas diárias de muita gente.

Pensando em simplificar seu dia a dia, preparamos algumas dicas para organizar e agilizar a faxina. Se você se enquadra nesse contexto, continue lendo o nosso artigo. Essas sugestões vão otimizar seu tempo e fazer com que sobrem mais momentos livres para se dedicar a você. Vem com a gente!

Para começar…

Percorra cada cantinho da casa e recolha os objetos que estiverem espalhados pelos cômodos. Pegue meias, toalhas, copos e comece a guardá-los em seus devidos lugares ou separá-los para a lavagem. Pegue também papel de bala, guardanapos, junte o lixo e coloque-o para fora. Feito isso, use a vassoura para tirar as eventuais teias de aranha e traças do teto. Em seguida, passe o espanador ou um pano úmido nos móveis empoeirados.

Faxinando a sala

Para limpar a sala completamente,  arraste os móveis e tire o tapete antes de varrer. Se possível, use um aspirador de pó para te auxiliar na limpeza. Além disso, passe lustra móveis nas peças de madeira e limpa vidro nas janelas de blindex. Para finalizar a limpeza do chão da sala, umedeça um pano macio em água e desinfetante bactericida. Passe no piso e espere secar!

Hora de limpar a cozinha

Inicialmente, limpe o gabinete e a pia com bucha, detergente e água. A segunda etapa é limpar os eletrodomésticos (batedeira, micro-ondas, liquidificador, etc) com um pano úmido. O fogão e a geladeira também devem ser limpos, procurando eliminar vestígios de gordura  e outros resíduos. Concluída essa fase, limpe as mesas, cadeiras e o armário. Aproveite para organizar os mantimentos. Por fim, varra o chão e passe o pano, exatamente como fez na sala.

A faxina do quarto

Troque as roupas de cama e, se possível, aspire o colchão. Tire o pó do mobiliário e use um produto específico para limpar os espelhos. Para secar e dar um acabamento impecável, use jornal ou papel absorvente – isso evita as manchas. Vale destacar que o ideal é arrumar o guarda-roupa em um dia diferente da faxina. Quanto ao piso, o procedimento sugerido anteriormente também vale para o quarto.

Depositphotos_10860945_s-640x460

Finalmente o banheiro

A limpeza do banheiro normalmente é uma das que levam mais tempo, já que a higienização deve ser profunda e desinfetante. Primeiro, ligue o chuveiro em temperatura quente e jogue água com detergente no chão. Com uma vassoura ou escova, limpe os azulejos. Use um pouco de sabão em pó para esse fim. Jogue 100 ml de água sanitária no vaso e, enquanto o produto age, aproveite para limpar o espelho, a pia e o box com álcool. Para concluir, lave e seque o chão. Caso goste, borrife um aromatizador de ambientes.

Dicas extras:

– Compre e separe os produtos de limpeza com antecedência;

– Faça a limpeza dos cômodos separadamente. Não saia de um ambiente até que a limpeza esteja concluída;

– Começar a limpeza pela sala é uma boa estratégia, pois esse cômodo é a porta de entrada da casa, além de ser um ambiente de convívio social;

– Se você tiver quintal, não se esqueça de eliminar qualquer recipiente que contenha ou venha a conter água parada.

E você, tem alguma outra dica para otimizar a faxina para compartilhar conosco? Não se esqueça de deixar um comentário e continue ligado no nosso blog!

Tag: , ,

Comentários estão fechados.