Dicas para personalizar portas e janelas

| Deixe um comentário | 17 de novembro de 2017


Todos os dias cruzamos as portas, abrimos as janelas, mas nem sempre as percebemos. Em geral, elas ficam apenas como um meio de entrada e saída, relegadas ao esquecimento e coadjuvantes na decoração do espaço, apenas sofrendo as ações do tempo.

Mas não precisa ser assim. Chega uma hora que até mesmo as portas e janelas precisam ser renovadas, e isso não significa que você precisa substituí-las. Algumas ideias simples e criativas dão conta do trabalho e te ajudam a transformar não só essas passagens, mas dar vida nova a todo o ambiente.

Confira nossas dicas para personalizar portas e janelas!

 
Aposte nas cores

Colorir portas e janelas é uma ótima maneira de sair do classicismo do branco, preto ou madeira e dar um novo visual a uma porta ou janela. Você pode utilizar cores vivas, que contrastem com a decoração do ambiente e deixe as passagens em evidência.

Outra dica interessante é usar cores diferentes no batente e na folha da porta. Se optar por essa técnica, para facilitar o trabalho, use fita crepe para proteger a área que será pintada com outra cor. Tem receio de errar na combinação de cores? Veja como combinar cores complementares aqui.

Nas janelas, uma opção é usar tons vibrantes nas venezianas e deixar o restante da estrutura na cor branca, o que dá um ótimo contraste de cores. Ou então, pinte as esquadrias com tons que se destaquem no ambiente.

Sua porta também pode ganhar vida nova a partir da decoração com washi tape (fitas adesivas coloridas) ou com adesivos. O que não falta no mercado são opções de estampas, desenhos e padrões para atender a todos os gostos e estilos.

 

Adesivos

Nas janelas, uma dica é aplicar nos vidros adesivos com texturas em estilo jateado – essa decoração irá permitir a passagem de luz, além de garantir a privacidade do espaço. É possível também utilizar adesivos divertidos ou no estilo que preferir em volta da janela, como uma moldura, ou em parte do próprio vidro.

 

Pintura geométrica

Outra ideia que pode deixar sua porta linda e moderna é investir em uma pintura geométrica. Você pode escolher a padronagem e as cores que mais combinem com o ambiente e o melhor: a técnica é simples, basta ter um pouquinho de habilidade para fazer as marcações com fita crepe e pintar.

 

Tintas lousa

As tintas lousa são um sucesso enorme no mundo da decoração. Feitas com um tipo de tinta fosca que permite que se desenhe sobre a superfície com giz, a técnica vem ganhando as paredes das casas, independentemente do cômodo. Mas, se você gosta da ideia e não quer aplicar em uma parede, que tal ousar com o processo em uma porta?  Seja no quarto para as crianças soltarem a imaginação, no banheiro, imitando as célebres portas de banheiro de bar com frases espirituosas, ou na cozinha, com o cardápio da semana ou a lista de compras para o mercado, o resultado é criativo e lúdico!

 

Tecido

Tem um tecido querido no fundo do armário, ou viu algum tecido lindo e ficou com vontade de tê-lo em um cantinho da sua casa? Eles podem ser a nova cara da sua porta! Basta escolher a estampa e usar uma solução de cola branca diluída para revestir a porta. As padronagens de patchwork e de chita, em especial, deixam o ambiente delicado e lindo.

 

Gostou das ideias? Acompanhe os nossos canais e veja mais dicas e inspirações para o seu lar!

Tag: ,