Dicas para ter uma cozinha com ilha

| Deixe um comentário | 11 de outubro de 2018


Os projetos de cozinhas contemporâneas estão utilizando cada vez mais as ilhas, que se tornaram um elemento prático sem deixar de lado a modernidade.

Mas não é só pela praticidade que as ilhas estão em alta. Elas também favorecem a convivência entre as pessoas que estão na cozinha e os convidados. Afinal, hoje as refeições se tornam cada vez mais sinônimo de socialização e integração, além de ser uma boa “desculpa” para aquele bate-papo gostoso.  

 

 

Antes de mais nada, é preciso pensar no projeto da ilha em relação ao ambiente. Alguns pontos importantes, como melhor posicionamento, circulação e tamanho, devem ser levados em conta. Infelizmente o uso da ilha em cozinhas muito pequenas está fora de cogitação.

Não existem regras para ter uma ilha na sua cozinha, a não ser pelo descolamento fácil e rápido que ela deve proporcionar.  Ela pode ser usada para apoiar o fogão e a pia, como bancada para o preparo de alimentos, como mesa com assentos e até pode ter armários embaixo para guardar itens.

 

 

Coifas são um elemento imprescindível caso você utilize um cook top. Elas evitam que a fumaça se espalhe pela casa, eliminam odores e evitam que a gordura tome conta da cozinha.

Outro ponto importante para pensar é na iluminação. As ilhas precisam de luz direta incidindo sobre ela, afinal ninguém é obrigado a cozinhar no escuro. Luminárias pendentes são muito utilizadas e dão um charme todo especial.

 

 

Falando de materiais, eles devem ser sempre resistentes e fáceis de limpar. Os mais utilizados para esse tipo de projeto são o porcelanato, o aço inox, o mármore, o granito, a ardósia e o epóxi.

 

 

Para finalizar, o ideal é que cada projeto de ilha seja elaborado de forma isolada, pensando na altura dos moradores e no tamanho da cozinha. Porém, a altura básica é de 90 cm e a distância da ilha para outros móveis é de, no mínimo, 70 cm para uma circulação confortável.

Agora você já está pronto para ter uma ilha e deixar sua cozinha ainda mais maravilhosa!