Qual a diferença entre Art Nouveau e Art Dèco?

| Deixe um comentário | 19 de novembro de 2013


Art Deco e Art Nouveau

 

Muita gente se confunde quando pensa em Art Nouveau e Art Déco. Quais são as diferenças entre esses dois estilos? Hoje vou falar um pouco as características de cada um deles com suas diferenças e semelhanças.

O Art Nouveau pertence a um grupo chamado modernismo, uma corrente artística que existiu entre 1880 e 1914. Esse movimento surgiu com o crescimento de um novo pensamento inspirado na natureza.

Na arquitetura, os materiais mais frequentes eram o ferro, muito utilizado para imitar o movimento das árvores e o vidro, que dava leveza e claridade as casas. Um dos primeiros artistas a entrar de cabeça nesse estilo foi o Belga Victor Horta. Com a construção de suas casas maravilhosas o estilo foi tomando força e se espalhando por toda Europa.

 

Art Nouveau e Art Dèco

 

Outro artista muito conhecido desse movimento foi o arquiteto espanhol Gaudí. Ele criou monumentos como a Casa Batlló com inúmeros painéis de mosaico feitos de cacos de azulejos enchendo de cor e alegria todas suas obras.

 

Art Nouveau Gaudí

 

Art Nouveau e Art Dèco

 

Mas um dos elementos mais conhecidos desse estilo são as bocas de metro de Paris. Desenhadas por Hector Guimard e como os demais artistas, ele também se inspirou na natureza, linhas curvas e sensuais para criar essa belíssima escultura.

 

Art Nouveau Metro Paris

 

Já o Art Déco foi um movimento posterior, que começou por volta de 1920 e durou até 1939. Influenciando a arquitetura, design de interiores, gráfico e industrial. A diferença desse estilo para o Art Nouveau se caracteriza por se inspirar em elementos construtivos, cubismo, futurismo. Como vocês podem ver, esse estilo é oposto ao outro. Nesse encontramos apenas linhas retas, mais rígidas, uma arquitetura mais sólida, mais fria.

 

Art Dèco NY

 

Começaram a construir edifícios altos, retos, quadrados com simetria. Não tem curvas, imperfeições, tudo fica exatamente no seu lugar, estruturado e limpo. Tentaram usar novos materiais como a madeira de ébano, peles naturais e o plástico.

 

Art Dèco Empire State Building

 

Concluindo, esses dois estilos são muito diferentes por tanto fáceis de diferenciar.

 

Art Dèco Sofa

 

Um se inspira na natureza, linhas curvas, na sensualidade de uma mulher. E o outro é muito mais rígido e simétrico buscando a perfeição.

 

 

Tag: , , , , , , , , , ,