Qual a diferença entre Art Nouveau e Art Dèco?
Curiosidades | Deixe um comentário | 19 de novembro de 2013
Muita gente se confunde quando pensa em Art Nouveau e Art Déco. Quais são as diferenças entre esses dois estilos? Hoje vou falar um pouco as características de cada um deles com suas diferenças e semelhanças.
O Art Nouveau pertence a um grupo chamado modernismo, uma corrente artística que existiu entre 1880 e 1914. Esse movimento surgiu com o crescimento de um novo pensamento inspirado na natureza.
Na arquitetura, os materiais mais frequentes eram o ferro, muito utilizado para imitar o movimento das árvores e o vidro, que dava leveza e claridade as casas. Um dos primeiros artistas a entrar de cabeça nesse estilo foi o Belga Victor Horta. Com a construção de suas casas maravilhosas o estilo foi tomando força e se espalhando por toda Europa.
Outro artista muito conhecido desse movimento foi o arquiteto espanhol Gaudí. Ele criou monumentos como a Casa Batlló com inúmeros painéis de mosaico feitos de cacos de azulejos enchendo de cor e alegria todas suas obras.
Mas um dos elementos mais conhecidos desse estilo são as bocas de metro de Paris. Desenhadas por Hector Guimard e como os demais artistas, ele também se inspirou na natureza, linhas curvas e sensuais para criar essa belíssima escultura.
Já o Art Déco foi um movimento posterior, que começou por volta de 1920 e durou até 1939. Influenciando a arquitetura, design de interiores, gráfico e industrial. A diferença desse estilo para o Art Nouveau se caracteriza por se inspirar em elementos construtivos, cubismo, futurismo. Como vocês podem ver, esse estilo é oposto ao outro. Nesse encontramos apenas linhas retas, mais rígidas, uma arquitetura mais sólida, mais fria.
Começaram a construir edifícios altos, retos, quadrados com simetria. Não tem curvas, imperfeições, tudo fica exatamente no seu lugar, estruturado e limpo. Tentaram usar novos materiais como a madeira de ébano, peles naturais e o plástico.
Concluindo, esses dois estilos são muito diferentes por tanto fáceis de diferenciar.
Um se inspira na natureza, linhas curvas, na sensualidade de uma mulher. E o outro é muito mais rígido e simétrico buscando a perfeição.