Qual é a diferença entre ervas, especiarias e condimentos?

| | 17 de agosto de 2016


O melhor da comida brasileira é, definitivamente, o tempero. É esse gostinho condimentado que torna os pratos brasileiros (especialmente no Nordeste) algo totalmente inigualável.

Como país tropical, temos uma variedade incrível de plantas, que são utilizadas de diferentes maneiras para dar um sabor diferenciado aos alimentos, mas você sabe qual é a diferença entre ervas, especiarias e condimentos?

Veja também: como plantar ervas aromáticas no seu apartamento?

Ervas são folhas de várias plantas, utilizadas na culinária, na medicina e com propósitos espirituais. As principais ervas são: manjericão, orégano, cebolinha, manjerona, salsa, alecrim, sálvia, hortelã e tomilho.

Importante: Devem ser usadas frescas, pois o calor do cozimento diminui seu aroma.

Especiarias são diversos produtos de origem vegetal como sementes, brotos, frutas, flores, cascas e raízes. Além do uso na culinária, as especiarias eram utilizadas na preparação de óleos, cosméticos, incensos e medicamentos e foram popularizadas no Brasil pela Família Real Portuguesa, que trouxe “das Índias” as principais especiarias que consumimos por aqui.

Devido à presença de óleos essenciais, as especiarias possuem aroma e sabor mais acentuados. As principais são pimenta-do-reino, canela, noz-moscada, cravo-da-índia, anis-estrelado, baunilha, cardamomo, gengibre, coentro, pimenta malagueta, mostarda em grão, açafrão e pimenta-da-Jamaica.

Em alguns casos, a mesma planta pode produzir tanto especiaria como erva. Outros condimentos são elaborados com misturas de especiarias (como o chili) ou de ervas (como o bouquet garni).

Imperdível: 5 ervas aromáticas para plantar em vasos

Os condimentos são molhos ou temperos adicionados a comida para dar um sabor especial ou complementar o prato. Muitas vezes, de sabor picante e, por isso adicionados em pequenas quantidades. Condimentos populares incluem sal, pimenta, ketchup, mostarda, azeite, vinagre e açúcar. Podem ser adicionados antes de servir e durante o consumo, como ketchup e mostarda; outros, são usados durante o cozimento para dar sabor e textura aos alimentos, por exemplo, molho barbecue, molho teriyaki, molho de soja e todos têm sabores que podem aprimorar o gosto de uma variedade de carnes e vegetais diferentes.

Gostou das dicas? Inscreva-se no blog para receber mais novidades!

Com informações de Mundo da Mari.

Tag: , , , ,

Comentários estão fechados.