Entenda como montar a paleta de cores da decoração!

| Deixe um comentário | 27 de novembro de 2020


A cor da sua casa diz muito sobre a sua personalidade e pode influenciar no seu humor! Por exemplo, cores, como azul e verde claro, são ótimas usar no quarto para fazer você relaxar depois de um dia cansativo. Para saber qual cor escolher nos cômodos, é necessário montar a paleta de cores da decoração. Aqui, explicamos como você pode fazer isso. Confira!

Comece entendendo as cores!

Fazer a paleta de cores ficará mais fácil depois que você entender como elas são classificadas. Tenha em mente que existem três grupos: primárias (verde, azul e amarelo, elas não se misturam para serem formadas), secundárias (formadas por partes iguais de duas cores primárias, como o laranja, verde e roxo) e as terciárias (misturas variáveis das cores primárias e secundárias).

Essas cores ficam dispostas em um círculo cromático, que ajuda a entender como fazer a combinação.

O círculo cromático é o seu amigo na hora de montar a paleta de cores. Foto: UOL

Anotou isso? Vamos falar sobre os esquemas de cores!

Montando a paleta de cores da decoração conforme a combinação

Selecionar as cores para compor um cômodo da sua casa não será tão difícil se você seguir as seguintes combinações:

-Análoga: são aquelas que são próximas, como o amarelo com o verde ou com o laranja, ou o azul com o roxo. Observe que na sala abaixo o verde do sofá foi combinado com o azul da parede.

Foto: Mcgee & co.

-Contraste: essa combinação é para quem gosta de ousar nas cores, já que elas ficam em posições opostas no círculo cromático. Perceba que na imagem abaixo o amarelo combinou com o azul.

Foto: Mood Fabrics

-Monocromática: você ama uma cor e quer colocá-la em tudo? Você pode fazer isso com a combinação monocromática, que usa uma coloração e seus diversos tons ou usar apenas o mesmo tom. Veja como o azul é utilizado na cozinha abaixo.

Foto: The Interior Editor

– Triangular: a combinação triangular usa três cores que formam um triângulo de lados iguais no círculo cromático. Uma das cores é usada em maior quantidade que as outras. Observe como o verde é usado em grande quantidade na parede, depois vem o azul e, em seguida, o amarelo da almofada.

Foto: Laura Felity

O que levar em consideração?

Considere o seu gosto na hora de fazer a decoração e pense no que falamos no começo do texto: algumas cores podem influenciar no seu humor, vale muito a pena fazer uma pesquisa sobre cromoterapia e decidir o que você quer com cada cômodo.

Para você se inspirar em outras paletas de cores, use as redes sociais Pinterest e Instagram. Lá, você poderá ver diversos lugares decorados e decidir qual é mais a sua cara!

Ficou na dúvida sobre onde encontrar a tinta para as paredes? Conte com a Tendtudo, temos mais de 3 mil cores de tinta! Você pode ir até uma loja mais próxima ou comprar pelo site e receber tudo em casa!

Queremos saber como ficou a paleta de cores da decoração da sua casa! Compartilhe com a gente!