Como escolher os móveis perfeitos para sua sala de estar

| | 20 de março de 2014


03B98412-640x460

Cenário propício ao descanso, lugar de receber as visitas, ambiente destinado ao convívio familiar. A sala de estar é isso e muito mais! Tal qual os outros cômodos da casa, ela deve ser cheia de personalidade e estilo. Neste sentido, a escolha dos móveis é fundamental.

Para agregar vida, beleza, funcionalidade e conforto à sua sala, é necessário ser criterioso na compra do mobiliário. Pensando nisso, preparamos um guia especial com dicas superbacanas para escolher os móveis perfeitos para sua sala de estar. Ficou curioso? Então confira o nosso post!

Antes de tudo, planejamento

Antes de seguir precipitadamente para a loja de móveis, o ideal é planejar e definir exatamente como será a decoração da sala, inclusive que tipo de móvel é mais adequado para o ambiente. Pense no conceito, nas cores, no estilo e procure várias referências em blogs, sites e revistas. Enfim, liberte o designer de interiores que há em você!

Qual será a funcionalidade da sala?

Outra coisa indispensável é definir qual será a finalidade da sala e a frequência de utilização do espaço. Faz toda diferença ter em mente se a divisão será usada cotidianamente ou apenas em ocasiões especiais, como por exemplo para a recepção de visitas. Esta decisão, afinal, irá se refletir no estilo do ambiente (formal ou informal) e ainda serve de subsídio para a escolha dos móveis. Neste sentido, se a sua sala for de uso diário, o mobiliário deve ser focado na funcionalidade e durabilidade. Nas salas de uso esporádico, por sua vez, os móveis devem ser pautados na beleza e até mesmo na sofisticação. Mas há um detalhe que você não pode esquecer: em ambos os casos, a regra máxima é o conforto!

De olho nas dimensões

Independentemente da sala ser grande ou pequena, é importantíssimo medir os espaços de cada parte em que os móveis serão colocados. Cada centímetro faz diferença, por isso não abra mão da sua fita métrica/trena! Anote as dimensões e leve com você na hora de comprar os móveis. Lembre-se que de nada adianta comprar um estofado lindo se ele não couber na sua sala!

03B88454-640x460

Sofá: a estrela da sala

Sem dúvida nenhuma, o sofá é o móvel mais importante da sala e também o que mais chama a atenção na decoração. Várias são as opções disponíveis no mercado, o que pode dificultar – e não facilitar – a tarefa de escolher o sofá ideal. No entanto, saiba que ainda que esta seja uma decisão difícil, eleger um belo e confortável sofá para compor a sala não é impossível!

Primeiro, descarte os modelos que não dialogam com a proposta da sua decoração. Em seguida, escolha o material que mais te agrada (couro, camurça, tecido…). A terceira etapa é definir a cor perfeita. Por fim, não esqueça também de sentar no móvel e fazer o teste do conforto. Quanto à disposição,  não é necessário se limitar ao conjunto de  sofás de dois ou três lugares e um individual. Se você quiser, pode inovar usando chaises (peças que têm origem no Antigo Egito, também são chamadas de “espreguiçadeiras” ou “namoradeiras”)  e pufes!

Mesas, racks e estantes

As mesas, estantes e racks, além de serem móveis super funcionais, deixam a decoração da sala muito mais bonita e completa. É importante que estas peças dialoguem com o estilo do ambiente, especialmente no que diz respeito às matérias-primas. Os móveis espelhados, por exemplo, ficam muito interessantes em decorações claras e espaços amplos. Já as peças de madeira de demolição combinam com decorações rústicas e despretensiosas. Decorações no estilo clean ou modernista pedem mobiliários de fórmica e vidro.

Um dos espaços mais democráticos da casa, as salas demandam destaque e conforto na medida certa. Diante deste quadro, já é de se imaginar que a escolha do mobiliário represente um papel importante no processo de decoração. Com as dicas acima, você se sentirá mais preparado para fazer as aquisições certas e montar a sala dos seus sonhos!

Se conhecer outra dia interessante para acertar na escolha dos móveis deste ambiente, não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

Tag: , , ,

Comentários estão fechados.