Estêncil nas paredes: veja passo a passo de como fazer

| Deixe um comentário | 3 de janeiro de 2018


Quer dar um up nas paredes da sua casa, sem gastar muito? Aposte na técnica do estêncil!

Também conhecida pela sua grafia em inglês, stencil, trata-se de uma técnica de pintura que utiliza superfícies vazadas para pintar um desenho ou ilustração na superfície desejada. Lembra-se daquelas réguas antigas que você usava quando pequeno na escola para desenhar números ou formas? Então, é o mesmo princípio!

Muito utilizada no grafite, a técnica ganhou a decoração de interiores das casas e tem muitas vantagens: é fácil de fazer, você pode pintar o que quiser e o resultado fica incrível!

Quer saber mais? Veja passo a passo como fazer o estêncil nas paredes e garanta vida nova à sua decoração.

 

Passo 1

Na hora de escolher o desenho, você pode comprar o molde de plástico ou metal vazado, já com a ilustração pronta e pintar por cima (se esse for o seu caso, pode ir direto para o passo 5).

Mas, se quiser uma opção econômica e mais exclusiva, faça o molde você mesmo! Basta achar o desenho de sua preferência na internet e fazer seu molde vazado. Disponibilizamos um modelo lindo para download aqui!

Dica: se você não tem tanta intimidade com trabalhos artesanais ou com o faça você mesmo, cuidado apenas para não escolher uma ilustração muito complexa.

Passo 2

Você pode fazer o molde de estêncil de três maneiras: com papelão, caso o seu desenho seja simples; com papel cartão; ou então com folha de acetato, aquele mesmo material utilizado em raios-x (tem um antigo e sem uso? Utilize-o para o seu estêncil).  Essa opção, aliás, é a mais indicada.

Passo 3

Depois de imprimir a ilustração de sua escolha, recorte o desenho com um estilete ou bisturi.

Dica: se quiser um efeito igual ao do papel de parede, escolha desenhos geométricos que possam ser repetidos, formando um padrão.

Passo 4

Na sequência, usando uma canetinha, passe o molde para o papelão, cartolina ou folha de acetato e mais uma vez vaze o material, utilizando o estilete. Feitas essas etapas, o seu molde está pronto!

Passo 5

Na hora de pintar a parede com estêncil, você pode utilizar tinta spray, rolo de tinta comum ou até mesmo caneta permanente.

A tinta spray é mais fácil de aplicar, porém o rolinho de tinta dá mais precisão. A caneta permanente é indicada caso o seu estêncil tenha um efeito vazado, ou seja, o desenho for delineado. Nesses casos, aliás, você pode cortar o molde no formato do desenho e apenas contorná-lo na parede, com a caneta permanente.

Independentemente da forma de pintura, muito cuidado ao posicionar o estêncil. Cole o molde na parede com fita crepe para ter mais precisão, e atenção ao distanciamento entre as figuras para que o efeito seja uniforme.

 

Eis a sua parede novinha, de maneira fácil e econômica. Ah, a técnica não precisa se restringir às paredes: use o estêncil também no teto, móveis, piso… atenção apenas ao tipo de tinta, que deve ser adequada à superfície.

Gostou da técnica? Visite a TendTudo e encontre tudo o que precisa para dar mais cor para o seu lar!