Estilo industrial: ideias e inspirações para o seu lar

| Deixe um comentário | 19 de setembro de 2017


 

Cimento queimado, ferro, fiação e encanamentos à mostra, elementos retrô e rústicos: a decoração industrial está com tudo, sendo uma das principais tendências mundo afora.

O estilo surgiu na década de 1970, quando antigos galpões e estúdios foram transformados nos famosos lofts, e ganhou o mundo em todos os tipos de residências e comércios.

Se você preza pela praticidade, ou se identifica com o estilo mais urbano, essa decoração é uma ótima pedida. Veja nossas dicas para criar um ambiente industrial e aposte na tendência.

 

Paredes

Para ter um background bem característico do estilo industrial, uma das particularidades dessa decoração é o uso excessivo do cimento queimado e do concreto, principalmente em pisos e paredes.

A parede de tijolos também é um charme em ambientes internos e ajuda a dar um toque de ‘inacabado’ ao local. Mas atente-se à preparação do ambiente, afinal, acabado não quer dizer desleixado.

Se preferir, no lugar de cimento queimado e tijolos, você pode usar uma pintura que dê o mesmo efeito visual do concreto ou revestimentos que imitem cimento, madeira ou tijolos.

 

Fiação, estruturas e encanamentos à mostra

Não se preocupe em esconder os fios. Eles devem fazer parte do ambiente e ajudam a dar a atmosfera de uma antiga fábrica. O mesmo vale para estruturas como encanamento, fios de lâmpadas, apoio de móveis.

 

Abuse do metal

Metal e ferro oxidado ou escovado são fundamentais para a ambientação industrial. Você pode usá-lo na encanação, para cobrir os fios, em escadas, móveis, no que sua criatividade permitir.

 

Espaços amplos

Como o estilo industrial foi originado em estúdios e lofts, quanto maior e mais abertos forem os espaços, melhor. Pode ser uma cozinha americana, escritório com a sala, sala de jantar e estar…

 

Iluminação

A iluminação nesse tipo de decoração, que tem a predominância de cores sóbrias, é fundamental para que o ambiente não pareça sufocante. Se você não tem uma janela grande para luz natural, opte por luz branca em pontos de luz, luminárias, arandelas, em toda a casa. Luminárias de mesa ou pendentes também são ótimas opções. Essas peças tem um design moderno, que conversa perfeitamente com o estilo industrial.

 

Decoração

O cinza e o preto são as cores predominantes nesse tipo de decoração. Assim, use objetos coloridos para alegrar o ambiente e quebrar um pouco a predominância do cinza.

Nesse estilo, os objetos de decoração e arte devem ser maiores. Quadros e peças gráficas de dimensões generosas são ótimas escolhas. Outro recurso são os grafites – eles podem estar em quadros ou até mesmo em uma parede inteira. Este visual mais urbano e ‘inacabado’, além de criativo, é bem característico da decoração industrial.

 

E você, gostou do estilo? Conte pra gente.

Tag: , ,