Home office: dicas para decorar seu escritório particular

| Deixe um comentário | 2 de outubro de 2018


O home office está vez mais comum, tanto para quem é freelancer quanto para quem trabalha em empresas que aderem à prática seja em período integral ou em alguns dias do mês.

Apesar de ser mais flexível, para que o home office seja feito da maneira correta, é preciso destinar um lugar específico da casa para que se possa criar uma rotina de trabalho e não se perder em meio às tarefas. Nesse local escolhido é que vão se concentrar a energia produtiva, a criatividade e a concentração.

Veja algumas dicas para que seu trabalho em casa renda mais em um ambiente agradável.

 

Cores certas

Não abuse de cores fortes, pois elas podem tirar do foco. A tonalidade que mais estimula a criatividade e o exercício mental é o azul. Pinte uma das paredes ou espalhe objetos decorativos pelo ambiente com tons de azul.

Outras cores mais neutras e sóbrias, como tons de madeira, bege e preto, auxiliam na serenidade e na responsabilidade e também podem estar presentes de alguma maneira.

 

Iluminação

Luzes brancas são mais funcionais e ideais para espaços que exigem mais concentração. Também é recomendado utilizar a iluminação natural o máximo que puder, afinal ela é gratuita e ótima para o trabalho.

 

Nada de distrações

Para que o foco nas atividades e a produtividade não se abalem, isole o local do home office o máximo que puder. O ideal é que não tenha pessoas andando pra lá e pra cá, nem sons e barulhos externos, muito menos uma TV ligada. Caso a janela do escritório esteja voltada para a rua, cortinas e persianas podem ser colocadas.

 

Ergonomia é mais do que necessária

A estação de trabalho precisa ser ergonomicamente perfeita, pois passar horas de trabalho em posições incorretas pode causar muitos problemas na postura. Invista em uma cadeira confortável e em uma mesa com tamanho adequado para seus materiais e para que a digitação seja feita da maneira correta.

 

Organização

Evite o acúmulo de decoração e de objetos desnecessários para o seu dia a dia. Use nichos, prateleiras e estantes à vontade e decorativos bem sutis.

 

A leveza das plantas

Estudos comprovam que colocar plantas em ambientes de trabalho ajuda a diminuir o estresse, o humor melhora e a produtividade aumenta. Além disso, elas aumentam a umidade do ar e, consequentemente, sua respiração melhora.

 

 

Quadro de recados

Murais de avisos e calendários são úteis para organizar tarefas e para dar recadinhos simples e seu “eu” do futuro não se esquecer de algo. Para isso, você pode pintar uma das paredes com tinta-lousa e/ou utilizar papéis autocolantes.

 

Pronto! Agora o seu home office será mais prazeroso e organizado com as nossas dicas.