Hora de escolher o piso para a varanda. Damos todas as dicas!

| Deixe um comentário | 27 de agosto de 2019


Você vai reformar um apartamento que tem aquele espacinho delicioso chamado varanda para respirar ar fresco e recarregar as energias. O primeiro passo para deixar o ambiente realmente encantador é escolher o piso para a varanda. A partir desse ponto, a seleção dos outros elementos fluirá mais naturalmente e você conseguirá montar um canto acolhedor e alinhado ao seu estilo de vida. Siga nossas dicas:

 

Uso da varanda: piso para área externa ou interna?

Você precisa saber o que planeja fazer no espaço: será usada como uma área para cultivar suas plantas? Será uma área interna, uma extensão da sua sala, por exemplo? Será um espaço para preparar refeições, com uma proposta mais gourmet? Vai aproveitar e montar um home office? Essa decisão deve orientar a escolha do piso. 

Em caso de áreas externas, pedras naturais e cerâmicas são excelentes opções. Se a varanda for integrada aos demais ambientes do imóvel, como a sala, é preciso pensar na continuidade do piso ou em uma transição harmônica. Os pisos laminados ou porcelanatos imitando madeira são bastante usados nesses casos.

Tamanho da varanda

Há pisos de diferentes formatos: retangulares, quadrados, de formato geométrico e irregulares. Na hora de escolher, leve em consideração as dimensões da área e do piso escolhido para fazer o máximo aproveitamento do material.

Porcelanato imitando madeira confere muito charme e torna extremamente acolhedor esse projeto de varanda pequena. Foto: Eknom-jo.

Fatores importantes

Se a varanda for aberta e descoberta, é preciso levar em conta que os fatores externos como a luz do sol, por exemplo, podem afetar o piso com o tempo. Investir em materiais de qualidade é fundamental para a durabilidade. O ambiente também estará exposto à chuva, portanto, investir em pisos resistentes à água e antiderrapantes. 

Considere também a facilidade para a limpeza. Se tem pets ou vai usar a varanda para preparar ou servir refeições, o ideal é o piso sem porosidades, pois é fácil de limpar e não manchará com facilidade.

 

Tipos de pisos

Os tipos de piso mais comuns para as varandas são:

Ardósia: bastante resistentes à água.

Cerâmica: os mais versáteis e práticos, de fácil limpeza.

Porcelanato: alta durabilidade, ideal para espaços com alta circulação de pessoas.

Ardósia é uma opção para varandas, pois é bastante resistente à água. Foto: Central Cheff.

Atenção aos detalhes

Como todo ambiente da sua casa, a varanda merece todo cuidado. Para que o resultado seja impecável, também é preciso escolher bem e caprichar no rejunte. Alguns rejuntes são específicos para áreas externas.  

Você ainda tem dúvidas para escolher o piso para varanda? Compartilhe conosco nos comentários.

Tag: , , , ,