A iluminação certa para o banheiro

, , , | 1 Comentário | 1 de agosto de 2017


Se tem um detalhe que reflete diretamente no conforto de uma casa é a iluminação. Com a aplicação certa, ela pode criar uma atmosfera acolhedora e moderna, conforme as necessidades de cada ambiente. Afinal, um bom projeto é capaz de mudar a arquitetura, realçar a decoração e transmitir o que de melhor o seu lar tem a oferecer. E não é diferente no caso do banheiro!

Muitos se preocupam com a higiene do local, mas se esquecem de cuidar da iluminação, que deve trazer a sensação de tranquilidade para a hora do banho, colaborando para um momento relax. Além disso, luzes em locais estratégicos podem facilitar as atividades mais realizadas, como escovar os dentes, maquiar, fazer a barba, etc. Caso a quantidade de luz emitida seja insuficiente, com certeza vai tornar tudo isso lento e mais cansativo.

Veja mais: A iluminação perfeita de cada cômodo

A iluminação também é capaz de mudar a arquitetura e a decoração do banheiro e, por isso, uma ajudinha profissional deve ser pensada para tomar a melhor decisão. As lâmpadas de LED são excelentes para iluminar o banheiro, pois apresentam inúmeros benefícios como economia de energia elétrica, longa vida útil e baixa manutenção. Mas atente-se ao IRC (índice de reprodução de cor) do equipamento, que mede a fidelidade das cores com relação à iluminação natural.

Os modelos com IRC de 80 a 100 são os mais recomendados para esse ambiente, entre 3000K e 4000K. Até porque não vale correr o risco de sair de casa com uma maquiagem exagerada ou uma barba mal feita, né?Vamos a alguns pontos que não podem ser esquecidos na hora de planejar a reforma da iluminação do seu banheiro:

• Para a bancada da pia, opte por luz branca, que não faz sombra e nem distorce a cor natural da pele. O local também não é o mais indicado para uso de lâmpadas dicroicas e halógenas, que são mais adequadas para decorar.

• Para o box do banheiro, uma lâmpada nem sempre é o suficiente para iluminar bem, mas colocar mais de um ponto pode deixar o banho menos relaxante do que pode ser. Uma opção é colocar um ponto de luz voltado para a bancada, criando uma atmosfera intimista e aconchegante.

• Se o ambiente permitir, vale a pena colocar luzes laterais no espelho para realizar com mais eficiência atividades como maquiagem e barba. Assim, a iluminação fica mais direta e sem sombras.

• Prefira luminárias embutidas, especialmente se o teto for de gesso. Com a umidade, a limpeza pode ser dificultada.

• Evite spots de luz que emitam muito calor em cima do vaso sanitário. Assim, você deixa o ambiente mais propício para quem vai usá-lo.

• A iluminação pode se tornar um charme à parte no seu banheiro, se você casar o investimento com uma decoração leve e delicada.

• Cuidado especial também com a iluminação central! Opte por um foco que ilumine todo o espaço. Nesse caso, quanto mais embutida no teto estiver a lâmpada melhor para a luz atingir o maior diâmetro possível. Também aproveite ao máximo a iluminação natural se esse for o caso do banheiro a ser transformado.

• Na hora de comprar as lâmpadas, certifique-se de que os modelos escolhidos são específicos para banheiro, uma vez que se trata de um local com umidade maior que os demais cômodos da casa.

• Outra dica essencial é ter um interruptor para cada ponto de luz do banheiro. Assim, dá pra controlar a iluminação e criar a atmosfera adequada conforme a atividade que será realizada.

Bom, agora se somente mudar a iluminação não vai renovar o seu banheiro, que tal partir para uma reforma rápida? Pode valer muito a pena repensar o espaço, a fim de criar o ambiente perfeito para os seus momentos de relaxamento. Para começar, confira nosso Manual da Reforma, com dicas valiosas para te ajudar nessa empreitada da melhor maneira possível, com qualidade e economia.

Baixe agora o Manual da Reforma gratuitamente

Gostou das nossas dicas? Se tiver mais alguma sugestão, fique à vontade para comentar!

Tag: , , , ,