Iluminação do quarto: dicas para não errar

| Deixe um comentário | 18 de agosto de 2017


A qualidade dos seus momentos de descanso está diferentemente ligada à iluminação escolhida para o quarto. É por isso que durante a reforma, esse detalhe deve ser pensado com cuidado para reforçar a sensação de descanso durante as suas atividades no local, especialmente na hora de dormir.

A beleza e a economia também devem ser levadas em consideração para definir o melhor estilo de iluminação como quarto, sempre pensando nela como item de decoração também. A seguir, você confere algumas dicas para não errar durante a execução do projeto, afim de criar vários cenários de bom gosto:

O tipo de luz

Esse é o primeiro detalhe que você precisa observar na hora de trocar a iluminação do quarto ou começar um projeto do zero. Para aumentar a sensação de conforto no ambiente, a luz geral indireta é a mais recomendada, por usar o teto ou parede como rebatedor, criando um ambiente intimista e próprio para descanso. Já a luz geral direta garante luz de cima para baixo e de forma uniforme e garante amplitude aos ambientes de tamanho menor.

Uma iluminação para cada parte

Defina um ponto de luz central para uso diário do quarto. Nesse caso, você pode optar por um lustre para realçar a decoração ou embutir a lâmpada no teto, uma tendência bastante usada atualmente. Para uma iluminação quente, escolha lâmpadas de luz amarela. Um ambiente mais intimista pede luz branca como centro.

Mas não precisa se limitar à iluminação de teto. O uso de arandelas na altura do rosto ajuda a harmonizar os espaços. Para destacar pontos importantes na decoração, a melhor opção é contemplar luzes embutidas no teto e orientadas para um quadro ou para o armário, por exemplo. O uso de sancas invertidas no teto também criam um efeito bonito e reforçam a luz nesses locais.

Iluminação planejada: vá além no seu projeto!

Se há espaço para leitura, a luz indireta de uma luminária no chão garante conforto visual, além de ser sofisticada. Quando o quarto também é espaço de trabalho, as luminárias de mesa são importantes para garantir concentração e foco durante a realização das tarefas.

Não dá para esquecer também os abajures ao lado da cama, que podem ser substituídos por apliques de paredes articulados em ambos os lados do móvel, possibilitando orientações diversas.

Detalhe importante para as mulheres que fazer maquiagem no quarto: uma boa dica é instalar luzes brancas ao lado do espelho para evitar sombras e garantir fidelidade das cores da pele. Caso não seja possível, uma luz indireta orientada já facilita o processo.

Agora, se o objetivo é dar uma renovada geral no ambiente, uma reforma rápida pode te ajudar um quarto mais bonito e adequado às suas necessidades. Para isso, o planejamento é importante para garantir qualidade, durabilidade e economia. Um bom começo para isso é conferir as dicas do nosso Manual da Reforma.

Baixe agora o Manual da Reforma gratuitamente

Gostou das nossas dicas? Se tiver mais alguma sugestão, fique à vontade para comentar!

Tag: , , , , ,