Lavanderia pequena: as melhores ideias para ter um espaço funcional

| Deixe um comentário | 25 de agosto de 2017


Quando o assunto é espaço, a lavanderia sempre fica em último plano, especialmente em apartamentos. As chances de o espaço virar uma bagunça e não ser nada funcional para as atividades ali realizadas são imensas quando não há um planejamento detalhado do local.

A boa notícia é que com mudanças simples e um projeto bem feito, dá sim para ter uma lavanderia agradável de se estar e trabalhar, levando-a em consideração na decoração da casa como um todo. Afinal, um ambiente bonito pode deixar a rotina de lavar roupas menos exaustiva, não acha?

A seguir, apontamos alguns caminhos para você reformar a sua lavanderia sem quebra-quebra, tendo como norte a funcionalidade e o bom gosto, a fim de aproveitar o espaço da melhor maneira possível, para guardar tudo de maneira prática e organizada.

Móveis planejados

Na falta de espaço, contar com a opinião de um profissional especializado em móveis planejados é o pontapé inicial para otimizar cada cantinho da lavanderia de forma funcional. E com certeza, os armários aéreos serão priorizados no projeto, por darem respiro para o tráfego no local e deixar ao seu alcance todos os materiais de limpeza necessários para lavar suas roupas. Outra opção é contar com o poder dos nichos, que deixam os produtos expostos como parte da decoração.

Aproveite todos os vãos

No espaço entre o armário e a máquina de lavar pode ser instalada uma treliça para pendurar roupas que ainda não foram passadas. Lavanderias pequenas também pedem varais suspensos no teto ao invés dos de chão, que impendem a passagem de pessoas.

Ganchos espalhados estrategicamente também podem otimizar a falta de espaço. Outra possibilidade bacana é a utilização de um pegboard ou placas de eucatex na parede, para não deixar nada espalhado sobre bancadas e ou perdidos em gavetas.

A escolha da máquina de lavar

Em lavanderias pequenas, a máquina de lavar de abertura frontal é a melhor opção. Assim, você terá mais espaço para estender uma bancada, por exemplo, aproveitando o vão da tampa que abriria para cima.

A decoração

Alguns detalhes fazem toda diferença para fazer com que a lavanderia não seja um cantinho esquecido na casa e tenha a mesma energia dos demais ambientes. Uma parede de cor diferente, um revestimento com pastilha, quadros retrôs e um toque romântico com flores podem dar vida nova ao local sem grandes gastos. Vale a pena dar uma vasculhada na internet para buscar inspirações conforme o seu estilo.

Resolveu mudar a sua lavanderia? Então comece o trabalho baixando nosso Manual da Reforma, que reúne todas as informações necessárias para você reformar com economia e qualidade.

Baixe agora o Manual da Reforma gratuitamente

E fique à vontade para contar a sua experiência nos comentários e qualquer dúvida, estamos por aqui!

Tag: , , , ,