Mascaramento: como não sujar vidros na pintura

| 1 Comentário | 8 de março de 2018


 

Já é mais que sabido e comprovado que uma nova pintura, uma nova cor, faz toda a diferença na hora de renovar um ambiente. E hoje, a variedade de cores, acabamentos e tipos de tinta permite infinitas possibilidades de estilo para cada cômodo da casa.

Aliás, não só para os cômodos: móveis, portas e janelas também podem ser beneficiados e ficar como novos com uma nova demão de tinta. E o melhor: a pintura pode ser feita por você mesmo!

Sim, sejam elas de madeira ou metal, pintar as janelas e portas em casa é fácil – o problema principal consiste, justamente, em proteger os vidros.

Um dos métodos de proteção mais utilizados é a colocação de fita crepe em torno dos vidros, o que é trabalhoso e nem sempre eficaz, já que a tinta pode escorrer de qualquer maneira.

No entanto, existe uma técnica simples e eficaz para proteger os vidros. Quer saber mais? Conheça a técnica de mascaramento para pintura!

 

Passo a passo

Você vai precisar apenas de:

– Cola Branca PVA

– Detergente neutro

– Pincel de cerdas macias

– Estilete

– Pano úmido

 

Como fazer o mascaramento para pintura

 

Passo 1

Faça uma mistura utilizando a proporção de duas medidas de cola branca PVA para uma de detergente neutro. Misture bem esses dois componentes em um recipiente.

Passo 2

Depois de preparar a porta ou janela para a pintura (ou seja, lixar e retirar o pó), utilizando um pincel de cerdas macias passe uma demão da mistura de cola e detergente em todo o vidro. Deixe secar e passe mais uma demão do líquido.

Você verá que a mistura irá formar uma espécie de película protetora, uma camada de proteção que lembra aqueles plásticos-filme que utilizamos em casa para proteger alimentos.

Passo 3

Finda a pintura da porta ou janela, quando a mistura de mascaramento estiver bem seca (se possível espere até 24 horas), com a ajuda de um estilete corte as extremidades da camada de proteção e retire facilmente a película. Se necessário, passe um pano umedecido nos vidros.

Prontinho: eis a sua porta ou janela novinha em folha e, principalmente, com os vidros em perfeito estado. Uma ótima maneira de economizar trabalho e, principalmente, tempo!

 

Agora que sabe como proteger os vidros, que tal colocar a mão na massa? Confira mais dicas para personalizar portas e janelas aqui. Aproveite também para visitar a TendTudo e encontre os melhores produtos de pintura para renovar o seu lar!

Tag: , , ,