O guia do rejunte perfeito

, | Deixe um comentário | 20 de agosto de 2019


Foto: Alvhem.

Você pesquisou bastante e escolheu os melhores pisos e revestimentos para a sua obra. Agora, para garantir um resultado espetacular, precisa pensar no rejunte. Tarefa complicada? Que nada! Preparamos o guia do rejunte perfeito, com várias dicas para que você obtenha o efeito impecável que tanto deseja.

Para começar, vamos entender o que é exatamente esse material e suas finalidades. A argamassa para rejunte é um material industrializado cuja finalidade é preencher as juntas de revestimento entre as placas de cerâmica e dar aquele acabamento especial que a gente tanto deseja. Engana-se quem pensa que é apenas um detalhe estético: o rejunte absorve deformações que os pisos sofrem devido á ação de calor, frio ou impactos.

Como características gerais, o material precisa ter baixa permeabilidade, estabilidade de cor, acabamento liso, capacidade de absorver deformações e ser fácil de limpar. O fato é que há uma infinidade de detalhes que podem levar a dúvidas na hora de escolher o produto. Por isso, esclarecemos tudo aqui:

Como escolher o rejunte?

A primeira dúvida que você deve ter é como escolher o rejunte. É importante saber que há vários tipos disponíveis no mercado. Antes de comprar o produto, é preciso pensar: em que área será aplicado? Alguns são mais indicados para banheiros e cozinhas, por exemplo. Outros para piscinas ou para aplicação de pastilhas de diferentes tipos em ambientes internos e externos, por exemplo.

Além de escolher de acordo com as necessidades do ambiente em que você deseja aplicar e as características dos pisos e revestimentos que escolheu, você pode pensar nas cores de acordo com o visual que deseja para o ambiente. Quer um efeito mais moderno? Aposte no contraste, escolhendo cores diferentes do revestimento. Peças neutras com rejuntes coloridos, por exemplo, ficam extremamente charmosas. Já quem prefere um resultado mais discreto, pode usar cores mais próximas às dos revestimentos. As possibilidades são infinitas e vale a pena pensar no que combina mais com a sua personalidade.

Cores contrastantes no rejunte garantem um visual cheio de personalidade. Foto: Home Style.

Depois de escolher o produto, é preciso comprar a quantidade certa. A maioria dos fabricantes indica nas embalagens o cálculo de consumo. Nas lojas Tendtudo, nossos vendedores também estão à disposição para auxiliar.

Como aplicar o rejunte?

Chegou a hora de usar o rejunte. Então, vamos a algumas dicas. Mesmo que você contrate alguém para fazer esse processo, é bom prestar atenção às etapas para garantir que tudo fique perfeito.

Limpeza

A superfície do revestimento deve estar limpa, sem pó, óleos e gorduras.

Mão não massa (literalmente!)

A massa deve ser preparada conforme as instruções da embalagem em recipiente limpo e, após o preparo, aplicada em no máximo duas horas e meia. O ideal é que a temperatura ambiente esteja entre 20ºC e 30ºC.

Preenchimento

É preciso usar uma desempenadeira ou espátula, pressionando-o contra as juntas para o preenchimento uniforme.

Descanso

É importante o descanso de aproximadamente 40 minutos antes de dar o acabamento final.

Toque final

Esponja limpa umedecida em água sobre as juntas do revestimento garantem o acabamento final. Atenção: a limpeza final só deve ser feita após três dias. Agora sim você poderá apreciar os pisos e revestimentos mais lindos com um rejunte perfeito, como desejou. 

Como preservar o rejunte?

Quer deixar o rejunte limpo para dar um ar de obra recém-concluída mesmo depois de muito tempo? É fundamental ter uma rotina de limpeza no local para evitar o acúmulo de sujeira. Se sujar, é preciso limpar de acordo com o tipo de resíduo, mas sempre evitando usar substâncias abrasivas que podem prejudicar tanto o rejunte quanto o revestimento.

Para conservar o rejunte, mantenha uma rotina de limpeza para evitar acúmulos e não use substâncias abrasivas.

Agora que você já sabe bastante coisa sobre rejunte, está confiante para fazer suas escolhas? Nossos vendedores estão à disposição em nossas lojas para lhe auxiliar no que for necessário.

Tag: , , , , ,