Como organizar um almoço em família

| | 11 de agosto de 2014


02E90625

Reunir a família para ocasiões especiais ou simplesmente para matar a saudade é sempre muito gostoso, e o evento pode ficar ainda melhor se você preparar um belo almoço. Reuniões familiares sempre pedem deliciosas refeições e, para te ajudar a organizar os almoços em família, preparamos algumas dicas que vão tornar a refeição cotidiana em um momento inesquecível. Vem com a gente e aprenda a se tornar um anfitrião de respeito!

Convide com antecedência

É muito delicado da sua parte convidar os familiares com antecedência. Tudo bem que se trata de avós, tios e primos mas, por mais que você tenha muita intimidade com essas pessoas, elas possuem uma vida social e precisam se programar para o almoço. Em outras palavras, precisa haver tempo hábil para incluir esse compromisso na agenda. Por outro lado, se o almoço for só para os moradores da sua casa, tudo fica mais tranquilo. Você deve, inclusive, envolvê-los na preparação e organização do almoço.

Defina o cardápio

Já que você vai bancar o chef, é importante definir o cardápio com muita cautela. Escolha sempre duas opções de carne, a fim de agradar o máximo de pessoas possível. Faça também adaptações caso algum convidado tenha intolerâncias e alergias a determinados tipos de alimentos. No caso dos vegetarianos, aposte em saladas ricas e variadas, além de tortas de palmito, proteína de soja ou  feijoada vegetariana. Outra boa pedida em relação ao menu é investir em pratos que tragam à tona as memórias afetivas. Pode ser o frango da vovó, o filé à parmegiana típico da infância, a lasanha que todo mundo ama ou o pudim que ninguém resiste. Planeje tudo com carinho, da entrada à sobremesa!

03B65586

Capriche na decoração

Não é por se tratar de um almoço intimista que você deve se descuidar da decoração. Lembre-se que a primeira etapa de uma boa refeição é comer com os olhos. Além disso, seus familiares precisam se sentir acolhidos e bem à vontade no ambiente. Sendo assim, use sua criatividade para organizar e decorar o espaço, monte arranjos de flores, mude os móveis de lugar, separe a sua melhor toalha de mesa, lave e lustre as louças e pratarias, incremente a apresentação dos pratos, use sousplats, escolha seus vasilhames e taças mais bonitos e demonstre toda sua alegria, amor e carinho através da decoração. Fica maravilhoso também fazer uma galeria ou varal com fotos da família. Seus convidados vão amar!

Dicas extras para organizar um almoço inesquecível

  • Adiante a preparação dos pratos para que sua recepção não seja tumultuada;

  • Seja um ótimo anfitrião e distribua abraços e sorrisos, demonstrando toda a alegria em receber seus parentes em casa;

  • Escolha uma música ambiente bem agradável, pois isso deixa o clima muito aconchegante;

  • Aproveite a iluminação natural do imóvel;

  • Lembre-se que pratos gratinados devem ser servidos bem quentes;

  • No caso da sobremesa, prefira sabores delicados e ao mesmo tempo marcantes, que agradem todos os paladares. A maioria das pessoas não gosta de “doce muito doce”;

  • Procure conversar com as pessoas e tente relaxar. A tensão é um tempero indesejado nos almoços em família.

E aí, você gostou das nossas dicas? Vai colocá-las em prática? Aproveite que o próximo domingo é Dia dos Pais e capriche no almoço. Até a próxima e continue de olho no nosso blog!

Tag: , ,

Comentários estão fechados.