Perfumando o lar: aprenda a fazer aromatizadores artesanais

| | 7 de julho de 2014


Floral perfume with orange tulips

Não dá para negar que os aromatizadores deixam qualquer ambiente mais cheiroso e agradável. Além disso, agregam mais vida, energia, aconchego e sentimento ao espaço. Cada vez mais populares, esses objetos se tornaram itens essenciais e, quando além de cheirosos eles são bonitos, podem se transformar em um elemento interessante da decoração.

Se você puxar pela memória, certamente vai se lembrar de algum cheirinho que fez parte da sua infância ou juventude. Quem sabe você se lembre do aroma do bolo de laranja da vovó, das notas frescas típicas das férias na praia ou do cheirinho de eucalipto e limpeza da casa de sua mãe. Pois é – os aromas cumprem também esse papel de resgatar as memórias olfativas. É por essas e outras que listamos algumas sugestões de aromatizadores artesanais que podem dar um toque único e especial à sua residência. Ficou curioso? Então confira o nosso artigo!

Aromatizador de casca de laranja

Você vai precisar de:

– Cascas de laranja;
– Cravos da Índia;
– Água;
– Recipiente.

Observação: a quantidade dos materiais fica a seu gosto, e quanto mais laranja e cravo, mais concentrado é o cheiro.

Modo de preparo:

Coloque todos os ingredientes na panela e deixe ferver. Quando o cheirinho invadir o ambiente, desligue o fogo e espere a mistura esfriar. Feito isso, coloque em um copo ou recipiente bem bonito. Pode ser colorido, transparente, decorado…Você escolhe!

Aromatizador de limão com alecrim

Você vai precisar de:

– 1/4 de maçã cortada em fatias finas;
– 1 limão cortado em rodelas;
– 1 pequeno galho de alecrim fresco;
– Água (quanto baste);
– 1 mini aparelho de fondue de cerâmica;
– 1 pote de vidro ( pode ser de geleia, requeijão, milho…).

Modo de preparo:

Coloque a maçã, o alecrim  e o limão dentro do pote de vidro. Depois disso, despeje água quente dentro do recipiente.  Por fim, acenda a vela do aparelho de fondue e coloque o pote de vidro sobre ele. Caso você prefira, faça o procedimento usando o pote original do aparelho. Para evitar acidentes, acenda a vela só de vez em quando e nunca saia de casa deixando- a acesa!

perfume

Aromatizador gelatinoso

Você vai precisar de:

– 2 copos de água;
– 4 pacotes de gelatina sem sabor;
– 20g de essência de sua preferência;
– Corante alimentício na cor que você quiser;
– 2 colheres (sopa) de sal;
– Pote de vidro.

Modo de preparo:

Em uma panela, aqueça um copo de água. Feito isso, acrescente a essência e o corante. Logo que a mistura levantar fervura, você deve desligar o fogo. Com o fogo desligado, coloque o sal e a gelatina misturando até dissolver totalmente. Finalize colocando o segundo copo de água fria. Prontinho! Agora é só despejar o líquido no pote de vidro e deixar endurecer.

Aromatizador com palitos

Você vai precisar de:

– 250 ml de álcool de cereais;
– 50 ml de essência;
– 50 ml de água;
– 10 ml de fixador;
– Palitos de churrasco;
– Corante a gosto;
– 1 frasco de sabonete líquido vazio ou uma garrafa transparente.

Modo de Preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente, tampe e deixe no freezer durante 5 dias para macerar. Caso não seja possível deixar no freezer, mantenha o frasco fechado em um local escuro durante 10 dias. Depois de macerar, é só colocar em um belo recipiente e incluir os palitos. O aromatizador fica bem charmoso!

E aí, de qual ideia de aromatizador você mais gostou? Costuma realizar trabalhos manuais para dar um toque todo especial à sua casa? Compartilhe suas opiniões com a gente nos comentários!

Tag: ,

Comentários estão fechados.