Renovação total: reformando móveis para transformar o ambiente

, , | | 6 de julho de 2015


Muita gente tem (ou já teve) em casa um daqueles móveis ou objetos de madeira antigos, praticamente hereditários, ou mesmo alguma peça de anos atrás que já não exibe a beleza e brilho envernizado de antes.

Quando surge a vontade de mudar tudo, nem sempre a solução é jogar a mobília fora e comprar tudo de novo. Se você tiver criatividade, um balde com a tinta certa e uma tarde livre, tudo é possível! Saiba um pouco mais sobre pintura em madeira:

1 – Efeitos especiais

Claro que você pode ficar só na cor básica e envernizar (e já terá um resultado incrível), mas para quem gosta de ousar um pouco mais, vale a pena investir um pouco mais de trabalho para obter texturas incríveis! Conheça algumas:

  • Decapê (marca os poros da madeira, geralmente em cor clara);
  • Pátina (aspecto envelhecido, obtido com mesclagem de cores);
  • Ebanizado (visual da árvore africana, que confere um tom bem escuro);
  • Marmorizado (simula a textura do mármore).

 

2 – Tipos de tinta

Existem vários tipos de cobertura, próprios para superfícies de madeira. As tintas à base de água são muito resistentes à luz, por exemplo, enquanto as baseadas em álcool têm cobertura uniforme e são difíceis de manchar. As tintas envernizadas, por sua vez, impermeabilizam e protegem o móvel, mas são difíceis de remover.

O que recomendamos: faça um teste! Antes de decidir se essa é a tinta certa, aplique-a em um canto pouco visível da peça e aguarde a secagem.

3 – Fechando com chave de ouro

De que adianta uma bela pintura se não houver um acabamento impecável? A finalização das peças com vernizes e seladores é essencial para manter a cobertura bonita por mais tempo.

shutterstock_84637450

Vale acrescentar que esse tipo de aplicação fica mais bonito se for utilizado como destaque em peças menores ou partes de móveis maiores.

Agora é mãos à obra, certo? Para te ajudar a fazer uma pintura linda, com acabamento impecável, temos vários produtos das melhores marcas. Confira aqui!

Tag: , , ,

Comentários estão fechados.